(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

MP quer suspensão de licença para construção de hotéis na Pampulha

Órgão entrou com ação civil pública na Justiça pedindo que projetos não sejam executados


postado em 15/03/2012 15:04 / atualizado em 15/03/2012 16:13

Os empreendimentos foram aprovados pelo Compur no ínicio deste mês(foto: Euler Junior/EM/D.A.Press - 21/10/11)
Os empreendimentos foram aprovados pelo Compur no ínicio deste mês (foto: Euler Junior/EM/D.A.Press - 21/10/11)
 

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) entrou com Ação Civil Pública (ACP) na Justiça pedindo a suspensão da licença para a construção de dois hotéis na Pampulha. A iniciativa é dos promotores das áreas de Habitação e Urbanismo, Meio Ambiente e Patrimônio Cultural. Os empreendimentos estão projetados para funcionar na Avenida Alfredo Camarate, no Bairro São Luiz. Os projetos foram aprovados pelo Conselho Municipal de Política Urbana (Compur) e causaram revolta entre moradores da região.

Na ação, entregue na última terça-feira na 3ª Vara de Fazenda Pública Municipal de Belo Horizonte, o MP pede também que o Município de Belo Horizonte não conceda alvará para permitir o início das obras, sob pena de multa de R$ 100 mil por ato praticado e pagamento de indenização ambiental pelos danos causados ao meio ambiente, sem prejuízo da responsabilidade penal e por ato de improbidade administrativa.

Os promotores pediram ainda que a Justiça impeça o início ou execução dos projetos do Bristol Stadium Hotel e Hotel Go Inn, até que a ação seja julgada. Se o pedido for acatado pela Justiça, as empresas responsáveis pelos empreendimentos terão de pagar multa de R$ 100 mil por ato praticado e pagamento de indenização pelos danos causados ao meio ambiente.

A construção dos hotéis foi permitida após uma mudança na Área e Diretrizes Especiais (ADE) da Pampulha. As leis 9.952, conhecidas como Lei da Copa, e 9.959, que revisou a Lei de Parcelamento, Ocupação e Uso do Solo de Belo Horizonte, aprovadas em 2010, permitiram a construção de mais andares em hotéis, para estimular o crescimento da infraestrutura hoteleira, visando o Mundial de 2014.

Para o MP, “a mudança legislativa introduzida, especificamente para possibilitar a implantação dos projetos de construção do Bristol Stadium Hotel e Hotel GO Inn, não guarda harmonia com o Plano de Preservação do Conjunto Urbano da Pampulha, que já sofreu revisão para igualar o perímetro de entorno da área tombada com os limites da ADE Pampulha, objetivando garantir a preservação do local.”


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)