(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Começam as obras de recuperação do prédio interditado no Bairro Sagrada Família

Edifício São Luiz foi interditado por risco de desabamento após constatados danos estruturais na edificação.


postado em 17/02/2012 23:41 / atualizado em 17/02/2012 23:56

Defesa Civil interditou dois prédios na rua São Marcos, no bairro Sagrada Família, por causa do risco de desabamento de um deles(foto: Sidney Lopes/EM/D.A Press)
Defesa Civil interditou dois prédios na rua São Marcos, no bairro Sagrada Família, por causa do risco de desabamento de um deles (foto: Sidney Lopes/EM/D.A Press)

 

Começaram nesta sexta-feira as obras de recuperação do edifício São Luiz, localizado no número 380 da rua São Marcos, Bairro Sagrada Família, Região Leste de Belo Horizonte. O prédio foi interditado por risco de desabamento constatado durante vistoria realizada pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), que identificou problemas estruturais na edificação.

As obras tiveram início com a instação de vigas de madeira e metal para o escoramento do edifício que tem três andares. O objetivo é dar sustentação ao prédio. Há suspeita de que as ferragens das vigas originais estejam oxidadas.

Entre os problemas constatados pelos técnicos da Comdec estão danos na estrutura de concreto do subsolo do prédio, como a deterioração do concreto de pilares e vigas e armaduras que estão enferrujadas. Quando chove, a água é lançada diretamente sobre a estrutura de concreto e em um terreno abaixo do imóvel. Lá não possui uma rede de drenagem adequada.

O Edifício Carvalho, vizinho ao São Luiz, também foi interditado, embora não apresente danos em sua estrutura. De acordo com o Comdec, caso o São Luiz desabe poderá atingir o outro, causando colapso na estrutura.

Depois do desabamento de um prédio no Bairro Buritis, a Comdec determinou a interdição imediata do prédio no Sagrada Família. como medida preventiva. As 17 pessoas que moram no local tiveram de de deixar os apartamentos. Os moradores se reuniram e decidiram contratar um engenheiro especialista para analisar o problema. A expectativa é que as obras duram um mês. O edifício só será liberado depois que um laudo técnico e reformas estruturais forem feitas por um profissional habilitado.

 

Destruição e morte

Neste ano, dois prédios desabaram em Belo Horizonte. O primeiro foi no Bairro Caiçara, Região Noroeste da capital, na madrugada de 2 de janeiro. Uma moradora ouviu estalos na estrutura e deixou o local. Ela parou uma viatura policial que passava pelo local e pediu socorro. Os militares entraram no edifício, de três andares e dois blocos, e acordaram os demais moradores, orientando-os a deixar o local imediatamente. Um casal decidiu voltar ao apartamento para buscar pertences pessoais quando a estrutura desabou. A mulher morreu e o homem foi socorrido com várias fraturas.

 

Já na manhã do dia 10 de janeiro o Edifício Vale dos Buritis, na Rua Laura Soares Carneiro, Bairro Buritis, Região Oeste da capital, desabou sem deixar vítimas. O prédio estava interditado desde outubro do ano passado, quando foram identificados sérios danos em sua estrutura causados, possivelmente, pela ineficiência do sistema de drenagem do solo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)