(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Empresas voltam às obras no Conjunto IAPI que deve ficar pronto em maio deste ano

As obras haviam sido suspensas em setembro do ano passado por falta de verba para pagar mão de obra


postado em 24/01/2012 16:13 / atualizado em 24/01/2012 19:56

As obras ficarm suspensas por cerca de 70 dias(foto: Sindimaco/Divulgação)
As obras ficarm suspensas por cerca de 70 dias (foto: Sindimaco/Divulgação)
 

A revitalização do Conjunto IAPI, no Bairro São Cristóvão, na Região Nordeste de Belo Horizonte, voltou a todo vapor e tem previsão para ficar pronta no dia do aniversário do local, em 1º de maio deste ano. O Sindicato do Comércio Varejista de Maquinismos, Ferragens, Tintas e Material de Construção de Belo Horizonte (Sindimaco), planeja fazer a inauguração com uma grande festa. As obras foram interrompidas em setembro do ano passado, pois as famílias dos prédios se recusaram a pagar o valor estabelecido para a contribuição na reforma, mas um acordo foi feito entre as partes.

“A situação está absolutamente regularizada. Fizemos um acordo com a comunidade que assumiu uma parcela total de R$ 50 mil”, afirma o idealizador do projeto e presidente Sindimaco, Júlio Gomes Ferreira. Para o retorno das obras, o presidente conseguiu mais recursos junto aos parceiros do projeto. “Conseguimos deixar os valores cerca de 40 % mais barato”, afirma.

Todos os blocos do conjunto vão receber uma pintura especial (foto: Sindimaco/Divulgação)
Todos os blocos do conjunto vão receber uma pintura especial (foto: Sindimaco/Divulgação)


A revitalização do IAPI, que está prevista no programa Adote um Bem Cultural, uma parceria entre Prefeitura de Belo Horizonte e a iniciativa privada para restaurar o patrimônio da cidade, foi paralisada em setembro do ano passado e ficou cerca de 70 dias parada. Um acordo foi feito entre as empresas responsáveis pelo projeto e os moradores, e o clima segue em paz. “A comunicação está excelente. Havia uma falha de comunicação entre eles (moradores) lá dentro, mas o projeto está caminhando para um grande desfecho”, diz Júlio Gomes Ferreira.

O sentimento do presidente do Sindimaco é compartilhada por Alexandre Álvaro Fleury, membro da associação de moradores do IAPI. “A aceitação está bacana. Sempre tem alguém que é contra, mas no modo geral a comunidade em si está muito satisfeita, pois é uma obra que vai valorizar o imóvel de cada um”, conta.

História

O IAPI foi construído pela prefeitura em parceria com o Instituto dos Industriários. A inauguração se deu no ano de 1947 e foi feita pelo então prefeito Juscelino Kubitscheck. Foi o primeiro empreendimento a usar blocos verticais na capital e trazia como novidade as pontes flutuantes, permitindo a circulação entre os edifícios. O projeto é do arquiteto White Lírio Martins. Em 2007, o conjunto foi tombado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de BH.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)