(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Férias de janeiro acendem o alerta dentro de casa para evitar acidentes domésticos


postado em 08/01/2012 09:37 / atualizado em 08/01/2012 10:15

Enfim, as férias. Ficar de pernas para o ar, ver televisão, jogar video-game, folhear revistas em quadrinhos, passear no parque ou no shopping e brincar com os amigos até tarde da noite. Mas se para os pequenos é tudo diversão, para os pais o trabalho é dobrado. É que justamente no recesso escolar aumenta o número de acidentes com as crianças.

Com os dois filhos em casa, Carolina, de 4 anos, e João, de 2, a jornalista Janine Mendes Barreto Fernandes, de 39, não descuida deles nem por um segundo. Mas ela tem um motivo para não desgrudar os olhos dos filhos. Nas férias de julho passado, ela passou um grande susto: Carolina enfiou um caroço de feijão no nariz e poderia até tê-lo expirado para o pulmão. Por sorte, a avó, que estava cuidando da menina, conseguiu fazer com que ela espirrasse e expelisse o caroço.

“Eu só tomei conhecimento depois que aconteceu e mesmo assim, fiquei desesperada. Se fosse eu sozinha com a Carolina acho que até iria ligar para o 193 e pedir socorro. Minha sogra, que é muito tranquila, conseguiu resolver a situação”, contou Janine.

Depois do episódio com a filha, a mãe prefere não sair de perto das crianças. Seja brincando nos cômodos do apartamento ou na piscina de plástico, montada na área privativa. Descanso, somente após o marido, o professor Wilson Fernandes, chegar em casa. Enquanto Wilson toma conta dos filhos, Janine aproveita para arrumar a bagunça deles deixada pela a casa afora.

RISCO


E casos como o de Carolina são bem comuns e ocorrem principalmente durante os períodos de férias. De acordo com dados da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), 203 crianças, de 0 a 12 anos, foram atendidas no Hospital de Pronto-Socorro João XXIII (HPS) por inalação ou ingestão de corpos estranhos. O incidente é o segundo na lista de atendimentos na unidade de saúde e só fica atrás das quedas. Em 2011, 377 meninos e meninas receberam atendimento por ferimentos causados pelos tombos.

Curiosidade aumenta risco


A coordenadora da pediatria do Hospital de Pronto-Socorro João XXIII (HPS), a pediatra Eliane de Souza, diz que os pais devem estar atentos a todos os tipos de perigos e redobrar a atenção com a criançada, seja em casa, durante as brincadeiras, quanto nos passeios à praia, piscina, rios ou lagoas.

Os acidentes são evitáveis. A curiosidade faz parte do desenvolvimento das crianças e ela não precisa ser impedida de se mostrar interesse em descobertas. Mas é necessário sempre que algum adulto esteja por perto%u201D, ensina.

A pediatra dá dicas sobre as principais cuidados que os pais ou responsáveis devem tomar com os filhos menores durante o período do recesso escolar. As orientações vão para as famílias que pretendem viajar e também para aquelas que ficarão em casa. Para os que pretendem pegar estrada, a primeira atitude é providenciar a cadeirinha, equipamento obrigatória pelo Código de Trânsito Brasileiro (CBT) para menores de 7 anos. Também não se deve esquecer do uso do cinto de segurança.

Para qualquer destino não pode faltar o protetor solar. Para as peles mais claras o recomendado é o bloqueador, que tem o fator de proteção maior. A exposição ao sol deve ser evitada das 10h às 15h. A pediatra recomenda também chapéus, roupas claras, além de muito líquido, de preferência, água, suco natural e água de coco.

Refrigerantes, picolés e os alimentos comercializados pelos ambulantes devem ser evitados por causa do risco de intoxicação. Mesmo na sombra o filtro solar deve ser aplicado, o certo é 20 minutos antes da exposição ao sol e depois a cada hora%u201D, explica Eliane. Na praia, piscina, rios ou lagos as crianças devem permanecer de boias ou coletes, nunca sozinha, sempre acompanhada de um adulto. Brincadeiras com baldes com águas devem ser evitadas, pois também apresentam risco de afogamento.

Opções para não ficar "trancado"

E para tirar a criançada de casa, Belo Horizonte oferece opções gratuitas. Apresentações teatrais, ruas de lazer, contação de histórias, oficinas de circo e de educação ambiental são algumas das atividades preparadas pela Fundação de Parques Municipais, em parceria com o SESC-MG e as Secretarias Municipais de Educação e de Esportes, para a primeira edição de 2012 do projeto Férias nos parques. O evento ocorre entre 14 a 29 de janeiro, em nove parques da capital. A programação completa estará disponível ao público no site da Fundação de Parques Municipais no endereço eletrônico www.pbh.gov.br/parques, a partir de amanhã.

Também estão abertas as inscrições para o programa Escola nas férias, que acontecerá em 126 unidades escolares de BH, nas nove regionais participantes do programa Escola aberta. O evento é para crianças e adolescentes com idade de 6 a 14 anos e para participar os pais ou responsáveis devem procurar a escola mais próxima e preencher a ficha de inscrição.

Serão oferecidos excursões e oficinas de lazer, recreação, esportes, dança, teatro e artes. As atividades serão realizadas de segunda a sexta-feira, no período de 16 a 20 deste mês, das 9h às 16h. Há a opção de participação em horário parcial ou integral. Todas as escolas oferecerão café da manhã, almoço e lanche da tarde. Maiores informações pelo telefone (31) 3277-8850.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)