(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dia Nacional do Glaucoma traz alerta para essa doença "silenciosa"


postado em 26/05/2011 07:29

Mais de 1 milhão de brasileiros são portadores de glaucoma, que é a principal causa de cegueira irreversível do mundo, segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. A doença aumenta a pressão intraocular e acomete a função visual. O grande problema é que quase sempre as pessoas não sentem nenhum sintoma e só descobrem que têm a doença quando ela já está em um estágio avançado. Para chamar a atenção da população para a importância de se fazer um exame oftalmológico preventivo, bem como alertar sobre as formas de prevenção, comemora-se nesta quinta o Dia Nacional do Glaucoma.

Conforme a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), o glaucoma só é detectado depois de um exame oftalmológico cuidadoso, simples e indolor, no qual é medida a pressão intraocular. Apesar de muitas doenças afetarem o nervo óptico, a lesão que é provocada pelo glaucoma tem um aspecto característico que permite ao oftalmologista detectar sua existência. A chefe do Serviço de Oftalmologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU/UFJF), Marta Halfeld, a doença é causada pela alteração do humor aquoso, líquido que preenche a parte interna do olho.

Ela explica que quando ocorre a alteração desse líquido, a pressão intraocular aumenta e pode provocar danos no nervo óptico. Há diversos tipos de glaucoma e o mais comum é o crônico. Segundo Marta Halfeld, é essencial que a população tome medidas preventivas. “ É preciso fazer consultas regulares com a medida da pressão intraocular e o exame de fundo de olho”. A doença pode ser tratada com colírios, laser ou intervenção cirúrgica, quando necessário.

Entre os mais propensos a serem portadores de glaucoma estão os hipertensos, diabéticos, negros, portadores de altos graus de miopia ou de pressão intraocular elevada e ainda em pessoas que usam esteróides por longos períodos de tempo, pessoas que têm histórico familiar de glaucoma ou tenham mais de 40 anos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)