(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Risoleta Neves é referência para todo o Eixo Norte


postado em 25/05/2011 06:00 / atualizado em 25/05/2011 06:25

O Hospital Risoleta Tolentino Neves foi inaugurado em 21 de setembro de 1998, a um custo superior a R$ 90 milhões. Até então, era conhecido como Pronto-Socorro de Venda Nova e foi idealizado em local estratégico para garantir atenção à saúde no Eixo Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Durante 13 anos, a unidade ficou com as obras paradas.

A unidade foi construída num terreno de 28 mil metros quadrados na confluência de dois dos principais corredores de trânsito de Belo Horizonte, as avenidas Dom Pedro I e Cristiano Machado. O Risoleta Neves ocupa 22 mil metros quadrados de área construída e é composto por um edifício central com um andar térreo e mais seis andares.

O hospital tem uma população referência estimada em 1,1 milhões de pessoas, incluindo os residentes dos distritos sanitários Pampulha, Norte e Venda Nova e dos municípios vizinhos de Ribeirão das Neves, Vespasiano, Santa Luzia, Pedro Leopoldo, Matozinhos, Confins, Esmeraldas, Jaboticatubas, Contagem e São José da Lapa.

Desde a inauguração foi gerenciado pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). Para implantar uma nova forma de gestão, a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) publicou, em 2005, edital de concurso de projetos para celebração de termo de parceria entre o governo de Minas e uma organização da sociedade civil de direito público (Oscip), para o gerenciamento e a execução das atividades e serviços de saúde da unidade.

Foram apresentadas seis propostas, algumas vinculadas a universidades. A vencedora foi a Universidade de Alfenas, cujo projeto não se concretizou. No fim de 2005, a SES modificou a proposta e convidou a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para assumir a o hospital, o que foi feito por meio da Fundep. O convênio foi assinado em 2006 e renovado no ano seguinte, com cronograma progressivo de ativação de leitos, centro cirúrgico e ambulatório.

Atendimento hoje

1,6 mil funcionários, sendo 320 médicos

240 atendimentos diários no pronto-socorro

2 mil consultas mensais no ambulatório

2 mil consultas mensais na obstetrícia

270 partos por mês

450 cirurgias mensais

1,5 mil internações mensais

20 crianças atendidas por dia na pediatria

11 mil atendimentos por mês, ao todo


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)