(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Fundação da Escola de Engenharia da UFMG é um marco na história de BH


21/05/2011 07:30 - atualizado 21/05/2011 07:56

Os 15 fundadores da escola, reunidos na Sociedade Mineira de Agricultura, em 1911
Os 15 fundadores da escola, reunidos na Sociedade Mineira de Agricultura, em 1911 (foto: divulgação/escola de engenharia)


A fundação da Escola de Engenharia está relacionada ao nascimento de Belo Horizonte. A nova capital de Minas Gerais, inaugurada em 1897, também trouxe da antiga capital Ouro Preto a demanda pela criação de instituições de ensino. A maioria dos profissionais da engenharia formados em Minas vinha de Ouro Preto e eram transferidos para Belo Horizonte para participarem das obras. Surgiu, então, a necessidade de formar profissionais na capital e a oportunidade foi criada com o Decreto 8.659, de 5 de abril de 1911, que permitia o funcionamento de estabelecimentos de ensino sem qualquer controle governamental.

Em 21 de maio de 1911, o prédio da Sociedade Mineira de Agricultura foi o palco de um encontro que definiria os rumos da formação acadêmica de engenheiros em Minas Gerais e no Brasil. O advogado José Gonçalves de Souza, na época secretário de Agricultura do Estado, presidiu a reunião com a finalidade de fundar a Escola de Engenharia. Além do presidente, a reunião tinha outros 14 profissionais, em sua maioria engenheiros formados na afamada Escola de Minas de Ouro Preto e que ocupavam importantes posições em serviços técnicos. Nessa reunião foi fundada a Escola Livre de Engenharia de Belo Horizonte. José Gonçalves de Souza foi o primeiro diretor.

As chamadas escolas livres operariam sem interferência governamental e se firmariam e criariam renome pela seriedade dos seus ensinamentos, pelas exigências quanto ao aproveitamento dos alunos e pela eficiência do corpo docente. A Escola Livre de Engenharia estava fadada a preencher esses requisitos, de forma a se tornar um dos mais importantes estabelecimentos técnicos do país.

A Escola Livre de Engenharia iniciou suas atividades em um prédio cedido pelo governo, na então Avenida do Comércio, hoje Santos Dumont, 174. Esse edifício havia sido construído originalmente para ser o Hotel Antunes e, posteriormente, funcionou como quartel do 2º Batalhão da Polícia Militar. O prédio foi o primeiro edifício no Hipercentro de Belo Horizonte e hoje, com o nome de Edifício Alcindo da Silva Vieira, abriga o Centro Cultural da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

As aulas da Escola de Engenharia começaram em 8 de abril de 1912. Na época, os estudos dos engenheiros eram pagos e só havia o curso de engenharia civil. Foi só em 1927 que foi fundada a Universidade em Minas Gerais (UMG), constituída pela união das quatro escolas de nível superior existentes em Belo Horizonte: a Faculdade de Direito, a Escola Livre de Odontologia, a Faculdade de Medicina e a então Escola Livre de Engenharia de Belo Horizonte. Em 1949, a UMG passou ao controle do governo federal. No entanto, só mudou o nome para UFMG em 1965.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)