(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Guarda Municipal estréia patinete elétrico nas ruas


postado em 02/08/2008 08:24 / atualizado em 08/01/2010 04:27

Sidney Lopes/EM/D.A Press
Veículo custa R$ 25 mil e pode atingir a velocidade de 20km/h: considerado mais eficiente que as motos, ele praticamente não polui o ar

Ao mesmo tempo que Belo Horizonte recebe novos guardas municipais, formados nesta sexta-feira, a corporação comemora cinco anos de sua criação. O presente para os belo-horizontinos são os Seg-Ways, patinetes motorizados que funcionam à base de energia elétrica, e que têm a intenção de agilizar o serviço de patrulhamento.

Simultaneamente à sonelidade de formatura, ocorreu a estréia dos equipamentos nas praças de Belo Horizonte. Em telões instalados nas praças da Estação e Raul Soares, guardas pediram permissão ao prefeito Fernando Pimentel (PT) para iniciar o serviço com os Seg-Ways. Com a autorização, eles demostraram a agilidade dos veículos elétricos.

Considerados mais eficientes que as motos, os Seg-Ways se locomovem em até 20 quilômetros por hora, permitindo uma proximidade maior entre os guardas e os cidadãos. Com baixo potencial de poluição, os veículos possibilitam que agentes possam deixá-lo estacionado sem que corra o risco de ele ser furtado. Graças a um controle remoto, que, acionado, faz com que os patinetes ganhem um peso de 150 quilos. “São ideais para o trabalho em praças de grande dimensões, permite fluidez e agilidade no serviço da corporação”, garante o secretário de Segurança Urbana, coronel Genedempsey Bicalho.

Com a alta tecnologia, cada Seg-Way teve o custo de R$ 25 mil. Serão dois para cada seis pontos de Belo Horizonte. As praças da Liberdade, Raul Soares, da Estação, orla da Lagoa da Pampulha e Barragem Santa Lúcia são os lugares que, desde ontem, estão contando com o novo serviço de patrulhamento. Segundo a Guarda Municipal, futuramente o equipamento será utilizado em terminais rodoviários.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)