(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Minas vai certificar 1.500 propriedades cafeeiras


10/03/2008 14:41 - atualizado 08/01/2010 05:10

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) vai fazer a certificação de 500 propriedades cafeeiras neste ano. O trabalho foi iniciado em 2006, com os produtores ajustando as condições de suas propriedades para a certificação. “Este é o passo inicial para a certificação de 1.500 propriedades até 2011, entre elas unidades de produção da agricultura familiar”, informa o assessor especial para café da secretaria, Wilson Lasmar.

Minas é o maior produtor nacional de café, sendo responsável por cerca de 50% da colheita brasileira. O produto é o segundo mais importante das exportações estaduais, perdendo apenas para o minério de ferro. De acordo com Lasmar, “a certificação de propriedades deverá contribuir para o crescimento do comércio internacional, porque dá suporte à produção de acordo com práticas agrícolas sustentáveis, cada vez mais exigidas no exterior”.

O assessor explica que “a propriedade certificada tem condições de produzir com responsabilidade social e também de promover a preservação do ambiente e o desenvolvimento econômico”. Ele acrescenta que essas condições de sustentabilidade também já começam a ser exigidas pelo mercado interno. “Portanto, interessa a Minas utilizar a certificação para expandir seus mercados com o grão”.

Ações integradas


A gestão do programa de certificação das propriedades de café é feita pelo diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Altino Rodrigues Neto, coordenador do Programa Estruturador Certifica Minas. Existe um Código de Conduta para a certificação, que foi implantado pela Emater-MG, IMA e Epamig, entidades vinculadas à Secretaria de Agricultura.

A execução do programa está a cargo da Emater-MG. Já o IMA faz a auditoria de cada propriedade, a fim de comprovar o cumprimento do código. E a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Epamig) usará suas fazendas como modelo para a visitação de produtores interessados. Serão realizados também novos cadastramentos, devendo completar neste ano, no mínimo, 1.137 propriedades em processo de certificação.

As propriedades de café cadastradas para certificação estão localizadas nas quatro regiões produtoras de Minas: Sul de Minas, Matas de Minas, Chapadas de Minas e Cerrado. Além das 500 propriedades a serem certificadas neste ano, está prevista a introdução de mais de 300 propriedades até 2009. Em 2010 serão acrescentadas 400, e no ano seguinte haverá mais 300 certificações, perfazendo o total planejado de 1.500 propriedades.

Agricultura familiar


De acordo com Wilson Lasmar, a certificação de propriedades cafeeiras tem um significado especial para os agricultores familiares. “Eles terão condições de participar mais do mercado porque receberão orientação técnica”, informa. Com esse suporte, ele acrescenta, os agricultores terão condições de organizar suas propriedades sem fazer grandes investimentos.

Lasmar enfatiza que “os produtores com propriedades certificadas poderão administrar melhor seus negócios”. Isso é possível porque o cafeicultor integrado ao programa terá condições de visualizar seu custo de produção e identificar os gargalos do processo produtivo. “Além disso, a certificação torna o produto rastreável, um ponto fundamental para os compradores, que querem saber a origem do café e de que forma foi produzido”, finaliza.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)