(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Restaurado, Teatro Municipal de Ouro Preto será reaberto ao público


04/07/2007 18:11 - atualizado 12/01/2010 03:07

Após um ano de obras de restauração, o Teatro Municipal de Ouro Preto, considerado o mais antigo em atividade das Américas, será reaberto ao público no próximo sábado. A reinauguração faz parte das comemorações dos 296 anos de fundação da ex-Vila Rica, que aconteceu no dia 8 de julho de 1711. As obras, realizadas em conjunto entre o Ministério da Cultura e a prefeitura municipal, tiveram um custo total de R$ 557 mil.

Para celebrar o aniversário da cidade, a Orquestra Experimental UFOP / Ouro Preto irá se apresenta neste sábado, a partir das 19h30, no Teatro Municipal, Casa da Ópera, marcando a reabertura da casa.

Com a restauração, o teatro ganhou um anexo, com bilheteria, bar e um sanitário para atender ao público. O anexo foi adaptado em um pequeno imóvel lateral, desapropriado pela prefeitura. Com capacidade para 350 pessoas, camarotes laterais divididos em dois níveis, o Teatro Municipal - um dos monumentos mais visitados de Ouro Preto - teve o seu teto e piso recuperados e imunizados. Além disso, foi instalado um sistema de prevenção contra incêndios, usando sensores óticos. O mobiliário também foi recuperado e foram refeitas as instalações elétricas e hidráulicas. Todo o telhado foi recuperado, com a instalação de uma manta aluminizada sob as telhas.

Histórico

A Casa da Ópera foi construída pelo contratador português João de Souza Lisboa, com apoio do conde de Valadares, governador da Capitania, e de seu secretário, o poeta Cláudio Manoel Costa. Situada próximo à Igreja do Carmo, em terreno íngreme, foi inaugurada no dia 6 de junho de 1770, na comemoração do aniversário do Rei Dom José I. É o mais antigo teatro em funcionamento nas Américas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)