(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Arte final

Estudo indica novos negócios como o futuro das agências


17/07/2022 08:46

Turma de alunos
A pesquisa aponta para os desafios das agências na transformação do mercado (foto: Pixabay/Montagem/divulgação)

 
Nos últimos anos, especialmente depois que a pandemia de Covid-19 provocou uma reviravolta no mercado, estudar tendências passou a ser o "dever de casa" de todos no universo publicitário. Por isso, o estudo "O futuro das agências: ESG, aquisições, crescimento e concorrência", realizado pela KPMG e divulgado recentemente, ganha relevância ao indicar caminhos para os setores da indústria da comunicação. Especificamente para a agências de publicidade, o estudo, que ouviu 50 líderes de agências no Brasil, indica que o futuro das agências está na criação de novos negócios, prática executada por 66% dessas empresas. Além disso, a maioria (72%) planeja criar ou comprar novos negócios. Sobre estratégias, produção de conteúdo empata em primeiro lugar (37% cada) com implantação de business intelligence e oferta de outros serviços, como consultoria de tecnologia, plataformas de marketing digital para pequenos empreendedores e a área de growth. A estratégia de uso de influencers está nos planos de um terço (29%) dessas empresas e a medição de campanhas e performance foi citada por 24%. 

DESAFIOS "As agências precisam se transformar para corresponder às expectativas do novo mercado, o que pressupõe a busca por novas habilidades e perfis de profissionais, o redimensionamento de áreas e outras providências transversais ao negócio. Com esta pesquisa chegamos a um material inédito sobre o momento atual dessas empresas com projeções futuras que fornecem ao mercado informações relevantes para os negócios. Entre os assuntos que estão na pauta dos líderes do setor estão desafios financeiros de crescimento, renovação do modelo de negócio e ESG", afirma Francisco Clemente, sócio-líder do segmento de Mídia e Esportes da KPMG no Brasil.
 
RELEVÂNCIA Em relação à inclusão de serviços ou soluções no portfólio, 59% das agências passaram a oferecer a medição de campanhas e performance, 56% começaram a ofertar business intelligence, 46% tornaram-se produtoras de conteúdo e 33% implementaram a estratégia de comunicação com influencers. Quando questionados sobre as principais iniciativas em inovação, os respondentes apontaram ampliação de escopo (49%) e transformação digital (27%). Sobre estratégias de prospecção a maioria (64%) dos respondentes cultivam uma reputação criativa com investimentos em capital humano e prêmios. Para um terço (36%) deles a estratégia atual é a aquisição de novos talentos e novas capacidades e 30% confiam no caminho tecnológico, priorizando a análise de dados (data analytics). Sobre o perfil de clientes que deverá mais impactar o crescimento da agência nos próximos anos, há um leve otimismo relacionado às startups, citadas por 26% dos respondentes. Entre elas, quando perguntados quais devem iniciar investimentos de forma relevante em publicidade, foram indicadas fintechs (85%) e healthtechs (77%).
 
IGUALDADE Estabelecer um fee mensal pela prestação de serviços é o caminho indicado como mais usual pelas agências, com a ampla maioria (86%) citando essa forma de remuneração. Já o desconto padrão foi mencionado por 44% dos participantes, e a hora-profissional por 30%. Sobre tendências para os próximos anos, o success fee deve se tornar predominante (60%), seguido por fee mensal (48%) e remuneração fechada por projeto (44%). ESG também foi pauta da pesquisa e evidenciou que o aspecto social supera elementos ambientais e de governança. As prioridades para a maioria (70%) dos respondentes está em promover a igualdade salarial e sanar desigualdades de gênero e etnia, aumentando a diversidade nos cargos de liderança. Entre os clientes dessas agências, a preocupação com os aspectos ESG tem a seguinte distribuição: meio ambiente (20%), governança (20%) e social (60%). O conteúdo completo do estudo está disponível no link https://appkpmg.com/news/
10459/o-futuro-das-agencias-
de-publicidade


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)