O domingo será especial para as mulheres esportistas. Para aquelas que gostam de correr, em ritmo intenso de competição, e para as que preferem um ritmo mais tranquilo de uma caminhada. É que acontece na Lagoa Seca, no Belvedere, a 21ª edição do Encontro Delas, evento que faz parte do Circuito Unimed-BH de Corridas de Rua. Serão disputas dois percursos, com 5 e 10 km, a partir das 8h. Mas a abertura da prova será às 7h, com alongamentos às 7h50. As provam contam com participantes a partir dos 16 anos e todas que completarem o circuito corretamente receberão medalha de participação. As três primeiras colocadas receberão um troféu ou medalha especial cada, e também por faixa etária, na corrida de 5km. Depois da corrida, antes da premiação, haverá aulão de dança, sorteio de brindes e a grande festa do pódio, com entrega dos troféus e medalhas às campeãs. O evento é realização da Revisa Encontro com organização da TBH Esportes, homologado pela FMA (Federação Mineira de Atletismo), promoção do Estado de Minas e TV Alterosa e patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte e Belotur. Enfim, uma grande festa iniciada ontem, com a entrega dos kits às atletas, e que promete fortes emoções no “encontrão” da mulherada e seus familiares neste domingo.
EU BEBO SIM...
O mercado de cerveja nunca teve tantos consumidores no Brasil, segundo dados do relatório Consumer Insights. São 5,1 milhões a mais nos 12 meses terminados em março de 2022 em comparação ao ano móvel que acabou em março de 2021. No entanto, apesar deste aumento, e mesmo com o avanço da vacinação e o fim de muitas restrições, a frequência do consumo fora do lar ainda não atingiu o nível pré-pandemia. Além da alta dos preços, muitos ainda não se sentem seguros para confraternização fora de casa. O estudo LinkQ Covid-19, feito em março deste ano, mostra que 61% dos brasileiros declaram ainda sair apenas para atividades essenciais. O aumento geral de ocasiões de beber fora de casa é de mais 2,1% ante o período anterior, mas ainda distante da frequência de antes da pandemia. Há mais gente consumindo, porém em menor quantidade, principalmente pelo fator preço. O valor gasto fora de casa cresceu 8,6% e diminuiu 6,5% dentro do lar em comparação ao ano anterior, indicando que o hábito de beber cerveja dentro do lar vem migrando para fora, porém ainda não nos níveis do pré-pandemia.
TOP 100/ARTESANATO
Artesãos de todo o país já podem se inscrever no Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato. Microempreendedores individuais (MEI), grupos de produção artesanal, micro e pequenas empresas, associações e cooperativas têm até amanhã para confirmarem participação. O prêmio tem o objetivo de promover o artesanato brasileiro e as melhores práticas desenvolvidas nas unidades produtivas. Para participar, é preciso ser formalizado e ter um CNPJ, que pode ser próprio ou coletivo. A premiação reconhece as 100 unidades produtoras de artesanato mais competitivas do Brasil. Inscrições gratuitas: www.top100.sebrae.com.br.
O MAIS INFLUENCIÁVEL
O Brasil lidera no poder dos influenciadores sobre decisão de compra. Cerca de 43% dos brasileiros já realizaram compra recomendada por celebridade ou criador de conteúdo, o que mostra estudo realizado pela plataforma CupomValido.com.br com dados da Statista e da HootSuite. No País, os influenciadores são mais relevantes na decisão de compra pelos canais digitais. O Brasil ocupa a primeira posição desse ranking, seguido por China (34%), Índia (33%), Itália (21%), Coréia do Sul (20%), Rússia (18%), Estados Unidos (17%), Alemanha (15%), Reino Unido (15%) e França (12%). O estudo argumenta que a China se encontra na segunda posição pelos seus avanços em social e live commerce.
CONECTADOS NAS REDES
O relatório observa que o Brasil tem uma das menores rendas per capita em comparação com os demais países do ranking, mas é um dos maiores usuários da internet. São 150 milhões que usam redes sociais, cerca de 70% da população, que gastam, em média, mais de três horas diárias nas plataformas, consolidando-o no terceiro País que mais usa redes sociais, depois da Filipinas e Colômbia. Das redes sociais mais utilizadas estão YouTube, WhatsApp (segundo país que mais usa o app), Facebook (quarto país com mais usuários na plataforma), Instagram (terceiro país com mais usuários na plataforma) e Twitter.
MICKEY LIVRE NO MERCADO
A icônica imagem do ratinho mais famoso do mundo vai virar de domínio público em 2024. Dentro de menos de dois anos a Walt Disney Company perderá a exclusividade no Mickey Mouse e não poderá mais impedir que outros artistas ou empresas usem a imagem do personagem. De acordo com a legislação americana, o ratinho criado para um desenho animado em 1928 tem a previsão de perder a proteção do copyright. Com isso, qualquer pessoa poderá usar o Mickey sem pagar por isso. No entanto, apenas a versão que aparece no curta-metragem do Steamboat Willie, de 1928, poderá ser usada livremente. De acordo com a atual lei de propriedade intelectual dos americanos, personagens e outros trabalhos artísticos deixam de ser exclusividade de quem os criou depois de 95 anos de sua concepção. Criado pelo ilustrador Walt Disney, o roedor se tornou a marca de um império global de entretenimento. O ratinho foi lançado no filme “O vapor Willie”, em Nova York, em 18 de novembro de 1928.
PRÊMIO ABERJE
A Aberje prorrogou as inscrições da 48ª edição do Prêmio Aberje até 1° de agosto. O evento é um dos maiores da área de comunicação, e a novidade deste ano é que os inscritos poderão enviar os projetos até 3 dias depois da inscrição. Os projetos serão avaliados por um corpo de jurados de renome no mercado e na academia, que é acompanhado em todas as etapas por uma auditoria independente. Desde sua primeira edição, o prêmio acompanha as mudanças do setor e, graças às apresentações de projetos inspiradores e do compartilhamento de experiências, auxilia a promover melhores hábitos de comunicação de empresas e instituições de todo o Brasil. Para se inscrever acesse o site da premiação. A premiação conta com 16 categorias, divididas conforme o foco do projeto de comunicação (foco em públicos, temas ou meios utilizados). Os projetos inscritos concorrem em cinco grandes regiões: Espírito Santo/Rio de Janeiro, Minas Gerais/Centro Oeste, Norte/Nordeste, São Paulo e Sul. E os vencedores regionais concorrem ao Prêmio nacional. Inscrições no site https://premioaberje.com.br/