(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Quermesse da Mary: sopro de esperança no evento de moda, arte e bem-estar

Depois de quase um ano, o encontro acontece até domingo (19/9), com produtores que mostram criações para renovar as energias em um momento tão conturbado


17/09/2021 10:50 - atualizado 17/09/2021 21:32

Align Rituals, de Aline Vidigal
Align Rituals, de Aline Vidigal (foto: Quermesse da Mary/Divulgação)

São tempos turbulentos, mas também um momento para ter esperança. O coronavírus traz consigo medos e insconstância, porém tem muito a ensinar. Por isso a escolha por propostas que salientam a fé, o autoconhecimento, em uma reafirmação de que o simples com sentido tem sido maior que o excepcional.

É assim que a designer Mary Arantes descreve o time de marcas que ela selecionou para participar da 16ª edição da Quermesse da Mary, que volta depois de quase um ano em Belo Horizonte. O evento de moda, gastronomia, paisagismo, design e bem-estar começa nesta sexta-feira (17/9) e vai até o próximo domingo (19/9), no antigo showroom na Serra, com pequenos e médios produtores que apresentam elementos que têm muito a dizer.

A designer é a curadora da Quermesse e evidencia, com seu olhar apurado, expositores com um algo a mais para oferecer ao público. Um sopro de energia, um alento no meio do caos. "A intenção desta edição é que ela seja também um bálsamo, um oásis, um espaço de cura e energização", diz Mary, lembrando que muitas das marcas carregam uma nota literalmente caseira: diversos produtores transformam os cômodos mais diversos de suas casas em ateliês de trabalho.

Cheiros e aromas


Para renovar as energias, cheiros e aromas. Bruna Bauer entra na Quermesse com seus "jardins ilustrados", buquês artesanais de ervas e flores da Apotecário Jardim. Aline Vidigal complementa com pedras energizadas e os aromas dos incensos naturais da Align Rituals.

Apotecário Jardim, de Bruna Bauer
Apotecário Jardim, de Bruna Bauer (foto: Quermesse da Mary/Divulgação)

Eu vou cuidar do seu jardim, de Soraya Belusi
Eu vou cuidar do seu jardim, de Soraya Belusi (foto: Quermesse da Mary/Divulgação)

Com arranjos florais desconstruídos, secos ou verdes, a jornalista Soraya Belusi, da Eu vou cuidar do seu jardim, carrega de poesia as flores. Com velas aromáticas, os bons ares da Calme trazem ensinamentos para criar rituais particulares, como ler um livro, ou tomar banho. Criada por Cecília Souza, a etiqueta é uma das que surgiram em meio à pandemia, a partir da descoberta de que o tipo de vida que se levava até então já não valia mais à pena.

Calme, de Cecília Souza
Calme, de Cecília Souza (foto: Quermesse da Mary/Divulgação)

Plantas e bordados


Para recriar a atmosfera do lar, a recém criada Cuia, de Anne e Pedro, apresenta acessórios botânicos, como cachepot, hangers e tripés, feitos em metal e pintados em diversas cores. As loucas das plantas, Mariana Rocha e Patrícia Batitucci, da Plantas Nuh!, estacionam na entrada, com a kombi repleta de opções de plantas.

 Cuia, de Anne e Pedro
Cuia, de Anne e Pedro (foto: Quermesse da Mary/Divulgação)

Plantas Nuh!, de Mariana Rocha e Patrícia Batitucci
Plantas Nuh!, de Mariana Rocha e Patrícia Batitucci (foto: Quermesse da Mary/Divulgação)

E se a casa agora é o palco principal, o sofá e as almofadas também entram em cena. Sandra Moura, da Flor de Cactus Home, trabalha no bordado feito à mão a exuberância da natureza, reverenciando flores e folhagens em almofadas, passadeiras para sofás, cama ou mesa. Já Eula Teixeira cruza linhas e faz do bordado verdadeiras obras de arte: painéis e objetos, abstratos e figurativos, para revitalizar a casa.

Flor de Cactus, por Sandra Moura
Flor de Cactus, por Sandra Moura (foto: Quermesse da Mary/Divulgação)

Eula Teixeira
Eula Teixeira (foto: Quermesse da Mary/Divulgação)

Moda para desacelerar


Na moda, mais do que nunca, conforto e beleza andam cada vez mais próximos. Se por um lado estão todos mais dentro de casa, passando a perceber com mais carinho pijamas e roupas de dormir, por outro toda saída se tornou uma ocasião especial e que merece a melhor produção. Aí está a convidada Maria Barbosa, que oferece roupas de dormir que conjugam cores, estampas e palavras bordadas por sua mãe, em detalhes impecáveis.

Maria Barbosa
Maria Barbosa (foto: Quermesse da Mary/Divulgação)

Miêtta, por Fábio Resende
Miêtta, por Fábio Resende (foto: Quermesse da Mary/Divulgação)

Fábio Resende participa com a Miêtta, roupas em malha que combinam conforto e estilo. Com a Botânica, Pedro Malloy traz peças para o corpo e para a casa sempre com estampas botânicas, camisetas, jogos americanos, sacolas e outros produtos, estampados de flores e folhagens.

Botânica, por Pedro Malloy
Botânica, por Pedro Malloy (foto: Quermesse da Mary/Divulgação)

Clara Moraes Brand
Clara Moraes Brand (foto: Quermesse da Mary/Divulgação)

O Barquinho, criado por Pedro Lessa, alia memória afetiva, aconchego e alegria, em roupas infantis de design exclusivo. Clara Moraes Brand entra no time pela primeira vez e, com o conceito slow fashion, a marca de moda feminina tem peças exclusivas, em uma produção conceituada pelo consumo consciente.

O Barquinho, de Pedro Lessa
O Barquinho, de Pedro Lessa (foto: Reprodução/Instagram)

Acessórios


Os expositores de acessórios não ficam atrás. Carlos Penna entra com suas bijus-arte, em uma linha que evidencia materiais do cotidiano vestidos em novas formas e contextos. Marisa Portella faz da fita em prata o fundo de tela de suas joias. Ondula, enverga, torce, retorce, sempre com o objetivo de manter o design precioso e o minimalismo necessário, característicos da sua estética.

Carlos Penna
Carlos Penna (foto: Quermesse da Mary/Divulgação)

Marisa Portella
Marisa Portella (foto: Quermesse da Mary/Divulgação)

Mary Arantes também traz peças recém criadas, inéditas, feitas com o acervo de materiais da Mary Design, enquanto a Oand harmoniza design, artesanato e transformação social. A marca, conduzida por Marcelle Ferreira, oferta bolsas em crochê, feitas em parceria com a APAC (associação de proteção a condenados).

Oand, por Marcelle Ferreira
Oand, por Marcelle Ferreira (foto: Quermesse da Mary/Divulgação)

Mary Design
Mary Design (foto: Reprodução/Instagram)

Arte e cerâmica


O feito a mão, presença forte nesta edição, também está na arte e na cerâmica. Patrícia Rezende aparece com suas criações em cerâmica feitas de forma intuitiva, sem prévia de esboços, seguindo o próprio movimento da argila. Também com trabalho de cerâmica autoral, Sônia Rigueira apresenta elementos utilitários e decorativos com cores e formas impressionantes.

Patrícia Rezende
Patrícia Rezende (foto: Quermesse da Mary/Divulgação)

Sônia Rigueira
Sônia Rigueira (foto: Quermesse da Mary/Divulgação)

Xerel
Xerel (foto: Quermesse da Mary/Divulgação)

Xerel, como é conhecido Cláudio Alcântara, vem do mundo do grafite e tem a rua como ateliê aberto. É artista autodidata e estreia na Quermesse com uma mostra do seu trabalho. Une objetos, dejetos urbanos que colhe em lotes vagos e caçambas, e constrói assim suas assemblages, expressando um imaginário particular.

Delícias para levar


Os jardins da Quermesse, já conhecidos pela partilha do comer e do beber em torno da mesa, continuam a receber expositores gastronômicos, mas, por enquanto, apenas com produtos embalados para levar.

Fazendices, por Fernanda Zanco
Fazendices, por Fernanda Zanco (foto: Quermesse da Mary/Divulgação)

Dona Farofa, por Juliana Ribeiro
Dona Farofa, por Juliana Ribeiro (foto: Quermesse da Mary/Divulgação)

Dentre eles, as conservas feitas por Fernanda Zanco, para a Fazendices, a farofa de soja de Juliana Ribeiro, da Dona Farofa, os azeites saborizados por Claúdia Pimenta, da Degusta, os alimentos veganos da Simplesmente Saudável, a massa artesanal produzida por Fernanda Lisboa para a Di Santo e, com a Ana Maria Chocolates, balas de coco, cantucci, granola caseira, doces de compota e outras arteirices.

Degusta, por Claúdia Pimenta
Degusta, por Claúdia Pimenta (foto: Quermesse da Mary/Divulgação)

Simplesmente Saudável
Simplesmente Saudável (foto: Quermesse da Mary/Divulgação)

Di Santo, por Fernanda Lisboa
Di Santo, por Fernanda Lisboa (foto: Quermesse da Mary/Divulgação)

Como não será permitido entrar comendo ou bebendo no evento, a Sorveteria Universal e a Pizza Sur participam com seus food trucks logo na entrada, para garantir um lanche rápido e ao ar livre.

Ana Maria Chocolates
Ana Maria Chocolates (foto: Quermesse da Mary/Divulgação)

Evento engajado

Como é de praxe, Mary abre espaço para que alguns projetos sociais possam divulgar seus trabalhos e arrecadar recursos. Dessa vez, estão presentes o Meninas do Cafezal e o Costurando com o Coração. O primeiro apresenta bordados feitos à mão por mulheres que vivem no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte.

Meninas do Cafezal
Meninas do Cafezal (foto: Quermesse da Mary/Divulgação)

Costurando com o Coração
Costurando com o Coração (foto: Quermesse da Mary/Divulgação)

O segundo é organizado por Valéria Teixeira e sua equipe de voluntárias, que juntas costuram vestidos para serem doados para crianças do Norte de Minas. Das sobras de tecidos dos vestidos, criam bolas de brincar, estilo bola de meia, produtos que serão vendidos na Quermesse em prol da causa.

Bricabraque

Se tem uma coisa que a maioria das pessoas descobriu com a pandemia é que não é preciso ter tanto. O desprendimento tornou-se uma bandeira para muitos. Pensando nisso, a Quermesse oferece uma seleção de desapegos, carinhosamente apelidada de Bricabraque (do francês bric-à-brac), com peças sortidas, como antiguidades, objetos contemporâneos, arte, artesanato e outras traquitanas.

Bricabraque
Bricabraque (foto: Quermesse da Mary/Divulgação)

Como não poderia deixar de ser, na Quermesse estão observados todos os protocolos da Prefeitura de Belo Horizonte para a segurança contra o coronavírus.

Confira a lista completa dos participantes da Quermesse da Mary:

Para vestir:

Botânica - @botanica.com.br

Clara Moraes - @claramoraesbrand

Maria Barbosa - @maria.barbosa_mb

Miêtta - @mietta_bh

Acessórios:

Carlos Penna - @carlospenna.design

Marisa Portella - @marisaportelladesign

Mary Design - @mary_design

Oand - @oand.brasil

Para a casa:


Align Rituals - @align.rituals

Calme - @calmevelasearomas

Eula Teixeira - @eulateixeira

Flor de Cactus Home - @flordecactushome

Meninas do Cafezal - @meninasdocafezal

Jardim:

Briqueabraque

Jardim Apotecário - @bruna_bauer

Cuia Decor - @cuiadecor

Eu vou cuidar do seu jardim - @euvoucuidardoseujardim

Plantas Nuh! - @plantas_nuh

Cerâmica:


Patrícia Rezende - @patricia.mrezende

Sonia Rigueira Cerâmica - @soniarigueira

Arte:

Xerell - @sojaloverr

Infantil:

Costurando com o coração - @costurandocomocoracao

O Barquinho - @useobarquinho

Comidas:


Ana Maria Chocolates - @anamariachocolates

Di santo - @massasdisanto

Dona Farofa - @dona.farofa

Degusta - @degusta07

Dona Farofa - @dona.farofa

Fazendices - @fazendices

Pizza Sur - @pizza.sur

Simplesmente Saudável - @simplesmentesaudavelbr

SERVIÇO
16ª Quermesse da Mary
17/09, sexta - das 10h às 19h
18/09, sábado - das 10h às 19h
19/09, domingo - das 10h às 17h
Rua Ivaí, 25 - Serra, Belo Horizonte
Informações: mary@marydesign.com.br
No Instagram: @quermessedamary e @coisasdamary


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)