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Estado de Minas ArteFinal

Briefing


31/01/2021 04:00

CARIOCÃO NO SBT
A bola vai rolar no Campeonato Carioca em "novo gramado". Em prosseguimento ao projeto de reinvestimentos em seu Departamento Esportivo, o SBT está pronto para assumir o comando do futebol carioca. Mais do que apenas a transmissão da competição em TV aberta, de acordo com informações de representantes dos clubes, o SBT vai disponibilizar transmissões no YouTube e a criação de um canal pay-per-view, seguindo o modelo da Conmebol. Assim, os clubes terão um valor fixo, além de participação nos pacotes vendidos. Ainda de acordo com os clubes, o SBT pagará cerca de R$ 14 milhões para Flamengo, Botafogo, Fluminense e Vasco. Times pequenos receberão aproximadamente R$ 3,5 milhões cada. 

MUDANÇA 
No ano passado, a emissora exibiu, ao vivo, o segundo jogo da decisão do Carioca, entre Flamengo e Fluminense. De acordo com a Máquina do Esporte, o faturamento foi de R$ 4 milhões com a final. Nos últimos 17 anos, os direitos da transmissão pertenciam à TV Globo. O monopólio foi quebrado pela MP 984, que permitiu ao Flamengo quebrar a cláusula de exclusividade da competição e transmitir seus jogos em outra plataforma. As consequências desagradaram aos executivos da Globo, que avaliaram os custos e optaram pela rescisão contratual, segundo a emissora.

FORÇA DA LIBERTADORES 
Na final da Copa Libertadores da América entre Palmeiras e Santos, disputada ontem, no Maracanã, o SBT apresentou seis patrocinadores: Amazon Prime Video, Claro, Netshoes, Sanofi, SportingBet e TikTok. Além deles, Ambev, presente no Top de 5 segundos. Além disso, para cobrir editorialmente a competição, em outubro estreou o Arena SBT, programa esportivo que debate os jogos, contratações, desempenhos dos jogadores, melhores momentos e situação dos times. Os especialistas Benjamin Back, Emerson Sheik, Cicinho e Mauricio Borges (Mano) comandam a atração, junto com o narrador Teo José e o comentarista Mauro Beting.

LIDERANÇA NA SEMIFINAL 
A semifinal da Libertadores entre Palmeiras e River Plate (12/1) já havia registrado recorde de audiência do SBT desde 2009. A emissora, que agora detém os direitos de transmissão até 2022, liderou na Grande São Paulo e registrou a vice-liderança em diversas outras importantes capitais, como Belo Horizonte. Segundo o Ibope, a partida marcou o pico de 23 pontos, no mesmo horário em que a Globo transmitia Jornal Nacional, A força do querer e A cor do poder. Enquanto a Record, com novelas e filme, teve apenas 6 pontos, Band, Cultura e RedeTV! empataram, com 1 ponto cada uma, em quarto lugar. A partida decisiva ficou 47 minutos em primeiro lugar. Esse número representa o maior Ibope do SBT desde 3 de maio de 2009. Na época, o Domingo Legal, apresentado por Gugu Liberato, registrou índices parecidos na capital paulista. Além de BH, Rio de Janeiro, Brasília, Manaus, Campinas (SP), Porto Alegre e Curitiba também registraram a vice-liderança no horário da transmissão do jogo.

EXEMPLO DO SUPER BOWL
Utilizando multiplataforma na transmissão dos grandes eventos esportivos, o SBT parece seguir o exemplo do Supor Bowl, que explora com excelência todos os produtos e subprodutos gerados pelo futebol da bola oval. A 55ª edição do Super Bowl – final da temporada da National Football League (NFL), em 7 de fevereiro, já estabeleceu novo recorde em receita de publicidade, apesar do ano atípico pela crise sanitária mundial. O evento do minuto comercial mais caro do planeta atingiu na semana passada a cifra de US$ 450 milhões em publicidade, superando em US$ 100 milhões o faturamento de 2019. De acordo com análise da consultoria Kantar Estados Unidos, o faturamento alcançado para as quatro horas de transmissão representa crescimento de 33% em comparação a 2019, o que supera o recorde anterior de US$ 430 milhões, registrado em 2017.

CUSTO/BENEFÍCIO 
A nova marca atingida é atribuída ao aumento do custo médio da inserção de 30 segundos, que foi de 9% nos últimos cinco anos e deve atingir US$ 5,6 milhões nesta edição. Segundo a Kantar EUA, apesar do alto investimento, o ROI (retorno do investimento) para os anunciantes ainda é extraordinário. A exposição de uma marca no Super Bowl, além de aumentar conversas nas redes sociais e proporcionar ganhos imediatos de vendas, é 20 vezes mais efetiva do que um anúncio convencional na TV.

NO BRASIL 
Dados do Ibope Repucom apontam crescimento de 35% nos fãs da NFL entre os internautas brasileiros nos últimos anos, passando de 20% da população conectada com 18 anos ou mais em 2016 para 27% na onda mais recente da pesquisa Sponsorlink, especializada em hábito de consumo esportivo, realizada em outubro de 2020. Em 2016, 15,2 milhões de brasileiros se declaravam fãs de futebol americano. Já em 2020, foram 27 milhões. Em 2020, a transmissão ao vivo no Brasil teve a presença publicitária de nada menos que 37 marcas de 29 categorias. Das 162 inserções ao longo do jogo, 60% correspondiam ao formato premium 
de 30 segundos. Já o formato mais curto, de 5 segundos, correspondeu a quase 1/3 das inserções.

VIVO
Sempre com uma boa dose de humor, a Vivo lança novos filmes que retratam cenas do cotidiano e evidenciam como ter uma internet de qualidade dentro de casa faz diferença. As peças dão continuidade à série Destrave, campanha que reforça os benefícios do serviço Vivo Fibra. Criados pela agência Africa, com linguagem rápida e divertida, os filmes apresentam novas situações de dificuldades na conexão em atividades comuns do dia a dia e convidam os consumidores a "destravar" e contratar a fibra da Vivo. Serão seis filmes ao todo, de 15 segundos, criados a partir de insights reais, como um chá revelação on-line que trava no momento da surpresa, consulta com um terapeuta por videochamada interrompida em um momento crítico ou ainda um pedido de promoção comprometido pela internet de baixa qualidade. Os filmes estão sendo exibidos em TV aberta e digital. Confira em www.youtube.com/watch?v=TWv8GrNYu8g&feature=youtu.be&ab_channel=Vivo.

BRADESCO LIDERA
No ano passado, das 10 campanhas mais assistidas no YouTube, cinco foram do Bradesco e uma do Next, banco digital que pertence à marca, de acordo com o YouTube Ads Leaderboard. Além da maior quantidade de campanhas no ranking, a campanha mais vista do ano também foi do Bradesco. Criada pela Publicis, a peça "Volte a brilhar", lançada em dezembro de 2020, faz referência aos vaga-lumes – que ficaram famosos na comunicação do banco em 2018 –, com uma estratégia focada em mensagens relevantes para o momento de pandemia e isolamento social. 

Bolsa de emprego

 A Hotmart, empresa de ensino por meio de tecnologia, está com 400 vagas abertas para seu time de tecnologia. E com a decisão de não retornar aos escritórios, os novos desenvolvedores vão trabalhar em home office permanente. A nova modalidade de trabalho vale para as sedes no Brasil, em Belo Horizonte e São Paulo, e nos escritórios no exterior, na Holanda, Espanha, Estados Unidos, México, Colômbia e França. A decisão foi acelerada por causa das incertezas com a segunda onda de contágios pelo novo coronavírus. Após 2021, os escritórios serão abertos, mas os funcionários não terão obrigação de voltar ao trabalho presencial. Os candidatos poderão estar em qualquer estado do Brasil – ou até em outros países –, mas serão vinculados à sede mais próxima de sua localização para fins de logística. Inscrições e mais detalhes em www.hotmart.com/jobs/pt-BR/positions.


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