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Estado de Minas Vida Integral

Dia Mundial da Saúde Mental: mindfulness

"Mindfulness é a simplicidade em si mesmo. Trata-se de parar e estar presente. Isso é tudo"


18/10/2020 04:00

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

 
Em 10 de outubro foi comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental. Muitos já sabem que o mindfulness é uma ferramenta eficaz para reduzir e até acabar com ansiedade, estresse e depressão. Especialista explica como o método criado por um médico é poderoso aditivo ao tratamento com psicólogos e psiquiatras, melhorando a qualidade de vida
 
Um dos fatores que aumentaram bastante o índice de ansiedade e estresse neste ano foi a pandemia causada pelo novo coronavírus, que provocou mudanças significativas no mundo. Foi, sem dúvida nenhuma, um grande desafio para todos, inclusive para os mais calmos e relaxados. Mais do que nunca, passou a se discutir sobre ansiedade, estresse, angústia, medos e sobre gatilhos que podem desencadear tudo isso e levar à depressão. Segundo especialistas, é preciso desmistificar esses temas tão importantes (e tratáveis) para a saúde como um todo, e reforçar a necessidade de acesso a atendimento psicológico, psiquiátrico e outras técnicas que podem ser um poderoso aditivo ao tratamento.
 
O mindfulness é método criado pelo médico Jon Kabat Zinn, em 1979. Trata-se de uma técnica que promove efeitos positivos em pessoas com diagnóstico de depressão e ansiedade, em especial naquelas com quadros recorrentes. "A prática de atenção plena é uma ótima ferramenta e todos podem praticar, é simples de implementar na rotina e tem inúmeros benefícios", ressalta Luiza Bittencourt, instrutora sênior de mindfulness pelo Mindfulness Trainings International (MTI).
 
Segundo estudo da Universidade da Califórnia, durante a meditação, a enzima telomerase (ligada ao sistema imunológico) tem sua ação intensificada, então a pessoa que medita tem suas defesas ampliadas e consegue lidar melhor com o estresse também. "Não podemos controlar muitas coisas na vida, mas uma coisa que podemos (e devemos) fazer neste período de pandemia da Covid-19 é redobrar o autocuidado e fortalecer o sistema imunológico", aponta Luiza.
 
Entre os benefícios do mindfulness, a especialista destaca a redução do estresse e da ansiedade, o aumento da sensação de bem-estar, e a prática ainda ensina a lidar melhor com as emoções e desafios diários. Além disso, a prática também melhora a qualidade do sono e sintomas de depressão, fortalecendo o sistema imunológico e desenvolvendo gratidão e (auto)compaixão, bem como o foco e concentração.
 
"Desacelere e tire um tempo para sua prática de meditação, é como tomar remédio diário. Bem-estar psicológico traz também bem-estar físico. Precisamos de ambos fortalecidos neste momento", reforça Bittencourt.
 
O mindfulness propõe exercitar o cérebro, e consegue modificá-lo através da neuroplasticidade. A partir de 21 dias praticando diariamente, tempo necessário para se criar um novo hábito, é possível perceber os benefícios. Atualmente, a prática é aplicada em escolas, no mundo corporativo, na área da saúde e também na vida pessoal.
 
Contatos
 
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