(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Vida Integral

Dia Mundial da Saúde Mental: mindfulness

"Mindfulness é a simplicidade em si mesmo. Trata-se de parar e estar presente. Isso é tudo"


18/10/2020 04:00

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

 
Em 10 de outubro foi comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental. Muitos já sabem que o mindfulness é uma ferramenta eficaz para reduzir e até acabar com ansiedade, estresse e depressão. Especialista explica como o método criado por um médico é poderoso aditivo ao tratamento com psicólogos e psiquiatras, melhorando a qualidade de vida
 
Um dos fatores que aumentaram bastante o índice de ansiedade e estresse neste ano foi a pandemia causada pelo novo coronavírus, que provocou mudanças significativas no mundo. Foi, sem dúvida nenhuma, um grande desafio para todos, inclusive para os mais calmos e relaxados. Mais do que nunca, passou a se discutir sobre ansiedade, estresse, angústia, medos e sobre gatilhos que podem desencadear tudo isso e levar à depressão. Segundo especialistas, é preciso desmistificar esses temas tão importantes (e tratáveis) para a saúde como um todo, e reforçar a necessidade de acesso a atendimento psicológico, psiquiátrico e outras técnicas que podem ser um poderoso aditivo ao tratamento.
 
O mindfulness é método criado pelo médico Jon Kabat Zinn, em 1979. Trata-se de uma técnica que promove efeitos positivos em pessoas com diagnóstico de depressão e ansiedade, em especial naquelas com quadros recorrentes. "A prática de atenção plena é uma ótima ferramenta e todos podem praticar, é simples de implementar na rotina e tem inúmeros benefícios", ressalta Luiza Bittencourt, instrutora sênior de mindfulness pelo Mindfulness Trainings International (MTI).
 
Segundo estudo da Universidade da Califórnia, durante a meditação, a enzima telomerase (ligada ao sistema imunológico) tem sua ação intensificada, então a pessoa que medita tem suas defesas ampliadas e consegue lidar melhor com o estresse também. "Não podemos controlar muitas coisas na vida, mas uma coisa que podemos (e devemos) fazer neste período de pandemia da Covid-19 é redobrar o autocuidado e fortalecer o sistema imunológico", aponta Luiza.
 
Entre os benefícios do mindfulness, a especialista destaca a redução do estresse e da ansiedade, o aumento da sensação de bem-estar, e a prática ainda ensina a lidar melhor com as emoções e desafios diários. Além disso, a prática também melhora a qualidade do sono e sintomas de depressão, fortalecendo o sistema imunológico e desenvolvendo gratidão e (auto)compaixão, bem como o foco e concentração.
 
"Desacelere e tire um tempo para sua prática de meditação, é como tomar remédio diário. Bem-estar psicológico traz também bem-estar físico. Precisamos de ambos fortalecidos neste momento", reforça Bittencourt.
 
O mindfulness propõe exercitar o cérebro, e consegue modificá-lo através da neuroplasticidade. A partir de 21 dias praticando diariamente, tempo necessário para se criar um novo hábito, é possível perceber os benefícios. Atualmente, a prática é aplicada em escolas, no mundo corporativo, na área da saúde e também na vida pessoal.
 
Contatos
 
Reiki – Curso de reiki, a cura tibetana pelas mãos, para alcançar a excelência profissional. Poderá aplicar o reiki em qualquer situação do dia a dia, em casa, no trabalho, na família, nos animais, canalizando a energia de cura para harmonizar o corpo físico, a mente e as emoções, reduzindo o estresse, resgatando a alegria de viver e a autoconfiança. O reiki é uma antiga técnica de imposição das mãos e não tem relação formal com nenhuma religião, culto, dogma ou sistema de crenças. Essa técnica traz plenitude e cura vibracional, revitaliza corpo e alma, equilibra as emoções, cura insônia, ansiedade e depressão. São 4 iniciações: limpeza psíquica; equilíbrio do sistema nervoso; equilíbrio dos chakras, e reiki a distância. Aulas com a reikimaster Maria José Marinho, terceiro grau em reiki, iniciada pelo Método Usui System of Natural Healing e Método Tibetano pelo Rinpoche Kanjur. Informações: (31) 3223-8340, 99145-7178, ou pelo e-mail mjm@pontoequilibrio.com.br.

Terapias holísticas e tarô – A terapeuta holística Renata Moon está atendendo on-line nos serviços de tarô terapêutico ou baralho cigano, envio de reiki, mandalas de cura (alinhamento energético com velas) e na consultoria em amamentação e doulagem pré-natal, parto e pós-parto. No tarô terapêutico, as cartas se tornam ferramentas de autoconhecimento e cura quando consultadas para visualizar questões que se tornaram obstáculos para alcançar seus objetivos ou para alcançar paz, harmonia e equilíbrio. A mandala de cura é feita por meio da energia do fogo; por meio das velas e de suas cores é possível formatar mandalas curativas para diversos fins emocionais, energéticos, mentais e físicos. Agendamentos e informações: WhatsApp (31) 98597-8885, @tarologarenatamoon ou pelo e-mail atendimentorenatamoon@gmail.com 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)