Publicidade

Estado de Minas Vida Integral

ComPaixão

"A compaixão é uma cura mais eficiente para o pecado do que a condenação"


27/09/2020 04:00


 
O filósofo, logoterapeuta e humanitarista Luiz Corrêa desenvolve projetos missionários e educacionais no continente africano, desde 1992. Neste período de pandemia, ele lançou o livro Viva compaixão, lançado pela editora Doulus.
 
Já na introdução, ele contextualiza o que é compaixão, tomando como base um texto do psicólogo americano Daniel Goleman que relata um episódio que viveu no metrô de Nova York, quando encontrou um homem caído ao chão, e as pessoas apressadas passando por ele sem dar atenção. Ele parou, e no mesmo instante outras pessoas também. Resumindo, o homem desmaiou de fome. As pessoas deram comida a ele e ele se reergueu.
 
Quando li isso, a primeira coisa que me veio à minha mente foi: “Será que ninguém para por medo ou vergonha?”. Porque assim que ele parou, várias pessoas se uniram a ele. Enfim, o autor explica: “Compaixão vem do latim compassivo, que significa o ato de partilhar o sofrimento de outra pessoa; entender a dor de outra pessoa e sentir dó de seu sofrimento”. (...) “Compassivo vem da raiz compatior, verbo que significa se compadecer de alguém: cum (companhia, junto com) e patior (sofrer ou aguentar alguma situação). Ou seja, sofrer junto com alguém.

No início do isolamento social, os brasileiros se uniram, espontaneamente, em uma campanha solidária de distribuição de cestas básicas para a população mais carente que estava sem trabalhar. Apesar de termos começado a flexibilização, as coisas ainda não voltaram ao normal, as pessoas continuam precisando de ajuda. Porém, o povo parou de ajudar, ou melhor, reduziu bastante a ajuda. Acabou a compaixão, ou cansaram-se dela? Isso foi apenas um
parênteses.
 
Voltando ao livro. Com certeza, esta leitura vai ampliar a visão do leitor sobre o significado do serviço cristão, levando-o a reavaliar alguns conceitos sobre o que é ser agente do Reino de Deus neste mundo. Lembrando que cristão é todo aquele que realmente crê em Cristo.
 
Corrêa diz que “a compaixão é a consciência permanente de que existe o outro. A solidariedade é o efeito natural de identificar o ouro por essa consciência e dar vida a essa relação. Quando adotamos a compaixão como exercício diário, estamos dizendo aos outros ‘Eu vejo vo-    cês’”.
 
A leitura é leve, rápida, e gostosa. São seis capítulos de relatos baseados em histórias que estão na Bíblia, tomando como base o maior exemplo de compaixão que já existiu na Terra: Jesus Cristo.
 
 
Contatos
 
Reiki – A professora Maria José Marinho, iogueterapeuta e reikimaster, retomou os atendimentos terapêuticos em sua Escola Ponto de Equilíbrio, por meio do reiki que é a cura pelas mãos, alinhamento dos chakras, terapias integrativas e consulta às cartas de Mo – um método preditivo da medicina tibetana para solução de problemas, para atrair abundância e prosperidade, acabar com a ansiedade, depressão e angústia. Com a consulta às cartas podemos utilizar práticas espirituais e meditação para estimular as forças positivas do cosmos para que tragam resultados positivos. Informações e agendamentos: 31 32254222, (31) 99145-7178.

Aulas para levantar o astral – Buscar a paz interior, dançar e cozinhar são atividades que trazem bem-estar sem precisar sair de casa. Uma solução para preservar a saúde mental e saber lidar com estresse e ansiedade, é encontrar atividades que promovam bem-estar físico, emocional e até mesmo espiritual. O aplicativo GetNinjas selecionou algumas aulas virtuais: ioga, que propicia calma, paz e tranquilidade; zumba, para combater o sedentarismo e queimar calorias e confeitaria, cozinhar também é considerado uma terapia durante a quarentena.

Terapias holísticas e tarô – A terapeuta holística Renata Moon está atendendo on-line nos serviços de tarô terapêutico ou baralho cigano, envio de reiki, mandalas de cura (alinhamento energético com velas) e na consultoria em amamentação e doulagem pré-natal, parto e pós-parto. No tarô terapêutico, as cartas se tornam ferramentas de autoconhecimento e cura quando consultadas para visualizar questões que se tornaram obstáculos para alcançar seus objetivos ou para alcançar paz, harmonia e equilíbrio. A mandala de cura é feita através da energia do fogo, através das velas e de suas cores é possível formatar mandalas curativas para diversos fins emocionais, energéticos, mentais e físicos. Agendamentos e informações: WhatsApp (31) 98597-8885, @tarologarenatamoon ou pelo e-mail atendimentorenatamoon@gmail.com

Barras de Access – A terapeuta Alcéa Romano abriu novas turmas para o curso de barras de access, com apenas dois alunos, para quem tem interesse em se tornar um praticante ou facilitador. Dá certificado internacional. Agendamento: (31) 99971-6552, ou pelo site accessconsciouness.com. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade