Publicidade

Estado de Minas

A força da sensibilidade

"Se a mulher soubesse que sua força está na sua fragilidade, dominaria o mundo"


02/08/2020 04:00

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)

 
A mulher é um ser humano diferenciado. Apesar de serem vítimas de preconceitos, agressões, discriminações, elas são extremamente especiais. Talvez seja por isso mesmo que sofrem todo este tipo de violência. A mulher é múltipla. Ela consegue ser frágil, delicada, sensível, carinhosa e ao mesmo tempo forte, lutadora, guerreira.
 
A mulher consegue fazer “trocentas” coisas ao mesmo tempo, e tudo sai bem-feito. A mulher não desiste quando se depara com algo que não sabe. Ela procura, descobre, aprende. Por instinto? Sexto sentido? Pode ser, mas talvez o mais certo é por simplesmente ser mulher. Talvez por ter essas mil facetas, as mulheres sofrem mais.
 
A escritora Myriam Scotti transformou todas essas particularidades, dores, alegrias e lutas do universo feminino em poesia no livro Mulheres chovem, que lançou recentemente. Suas poesias falam da mulher, esse todo que não se define. A mulher que não é uma, mas tantas. A mulher, que é feita de fragmentos pulsantes, num desencaixe que não é de fúria, mas furor de resistência e restauro para quem tem coragem de enfrentar os dias. É preciso ser rio, para dissolver toda a experiência humana. É preciso ser água, para escorrer sem reservas. É preciso chover, para que se veja o arco-íris (arremata a poeta!). E nunca esteve tão certa.
 
Entre os versos que representam a singularidade de cada mulher, Myriam relata a transformação da sensibilidade em força e poder. Tal processo é comparado ao arco-íris após a chuva: ele não existe sem que a água escorra. É assim que a escritora empodera a sensibilidade, vista por tantos como algo negativo.
 
“Como a chuva que cai p’ra limpar/Nuvens carregadas que se espremem/Tantas mulheres chovem p’ra vazar/O que um coração quebrado sente.Pois que o choro nunca é fraqueza,É natureza a cuidar do corpo,Levando os rejeitos para longe,Devolvendo o sorriso que se esconde.Chuva que limpa céu torrencial,Lágrimas que lavam a alma triste,Aliviam dor exponencial,Sem levar em conta dor que persiste.
 
Desafio se há mulher que chova Sem transbordar angustia qu’insiste.”
(Mulheres chovem, pág. 26)

“Urgência”, “Desculpe-me”, “Segunda-feira”, “Amor embalado” e “Amor materno” são alguns exemplos dos títulos das poesias de Myriam. Cada palavra-chave dá o tom da produção: as vezes mais delicadas e profundas, outras mais ásperas e pulsantes, mas sempre reais. Mulheres choram é para todas dispostas à emoção, sem medo de sentir e de se reconhecer entre rimas. Site myriamscotti.com.br, Instagram: @myriamscotti_, Facebook Myriam Rachel Benayon Scotti, Twitter @myriam_rachel
 
Contatos 
 
Mestrado em ioga – A professora e mestre em ioga Maria José Marinho está com nova turma para o mestrado em ioga, direcionado para pessoas das áreas do conhecimento humano interessadas em se tornar profissionais do ensino de ioga, para pessoas em processo de reorientação de carreira e quem busca no aprofundamento teórico-prático do ioga um caminho de autoconhecimento e realização pessoal. Dentro do mestrado está a formação em Laya®Ioga, método registrado e introdução a Medicinyoga ®, a prevenção do mal de Alzheimer. O curso dura 10 meses, terá início em agosto, com intervalo em janeiro. As aulas serão das 14h às 17h. O curso é registrado e oficializado no Ministério do Yoga da Índia, e dará certificado de conclusão assinado pelo consul A.H. da Índia em Minas Gerais com o aval do Consulado A.H. da Índia e do I.Y.T.A – Associação Internacional de Professores de Yoga.

Terapias holísticas e tarô – A terapeuta holística Renata Moon está atendendo on-line nos serviços de tarô terapêutico ou baralho cigano, envio de reiki, mandalas de cura (alinhamento energético com velas) e na consultoria em amamentação e doulagem pré-natal, parto e pós-parto. No tarô terapêutico, as cartas se tornam ferramentas de autoconhecimento e cura quando consultadas para visualizar questões que se tornaram obstáculos para alcançar seus objetivos ou para alcançar paz, harmonia e equilíbrio. A mandala de cura é feita através da energia do fogo, através das velas e de suas cores é possível formatar mandalas curativas para diversos fins emocionais, energéticos, mentais e físicos. Agendamentos e informações: WhatsApp (31) 98597-8885, @tarologarenatamoon ou pelo e-mail atendimentorenatamoon@gmail.com 
 
Terapias quânticas - Antes de uma doença se instalar no corpo físico, ela já passou por nossos campos sutis como o espiritual, energético, mental e emocional. A terapeuta Alcéa Romano oferece Terapias Quânticas que podem suprir deficiências e ajudar a restaurar a saúde em muitos níveis. Dr. Cook, pesquisador americano, inovou através da energia quântica, já testada, que atua na melhoria dos sistemas cardiovascular, imunidade, digestivo, alergia, inflamação, energia, vícios, foco, sono, dor, visão, anti stress, dentre outras, inclusive a prosperidade. Em tempos de isolamento social, este atendimento é online, através da gravação da voz, e acesso a uma biblioteca de nutrientes específicos para cada necessidade. Agendamento: (31) 99971-6552, ou pelo site alcearomano.limbicarc.com 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade