“É muito importante ter inovação e criatividade, com foco principal na nossa terra e na nossa gastronomia. Identificação cultural e o local são diferenciais, sem qualquer dúvida, do produto que fazemos”, afirma. O negócio familiar investiu para quebrar um paradigma, mostrando que qualidade e tecnologia não seriam atributos só de grandes marcas. Esses fatores, no entanto, foram considerados pré-requisitos do negócio. A Backer produz 14 versões de cerveja em seu parque industrial instalado na capital mineira.
À pesquisa de mercado benfeita, segundo Paula Lebbos, houve, ainda, a preocupação de garantir a matéria-prima e o equipamento qualificado para a produção. “A princípio, foi uma grande dificuldade encontrar bom maquinário da indústria nacional para uma microcervejaria, mas hoje isso não é mais um problema”, diz a diretora de marketing. A empresa importa o lúpus dos Estados Unidos, Austrália e República Tcheca.
A proposta de criação de um parque cervejeiro, inaugurado em outubro de 2014 no Bairro Olhos D’Água, consumiu três anos de trabalho. O empreendimento contempla, além da fábrica, um restaurante, onde o cliente pode degustar cervejas frescas (não pasteurizadas), e harmonizá-las com um cardápio especial, incluindo petiscos mineiros. O consumidor é também atendido em uma loja de suvenires.
Espaço Os proprietários criaram, ainda, um espaço dedicado ao hábito de beber cerveja. De acordo com Paula Lebbos, a intenção é manter uma grade de cursos de qualificação para disseminar a própria cultura da produção e do consumo da bebida. Outro canal de divulgação e que funciona como trampolim para a expansão de mercado é a presença bem trabalhada da marca, segundo a diretora de marketing da Backer, nas prateleiras dos supermercados, delicatéssens, bares e restaurantes. “São eles que dão força para as pequenas empresas. As grandes tendem a comprar pontos”, afirma.
Com essa política de trabalhar bem o ponto de vendas, algo que Ana Paula destaca como crucial para o sucesso de qualquer pequeno empreendimento, a empresa informa ter conquistado a liderança no segmento de cervejas premium em algumas redes de supermercados de BH. No interior de Minas, a linha Backer é distribuída no chamado Circuito das Águas, no Sul do estado; no Norte; e em Uberlândia, no Triângulo mineiro. O desaquecimento da economia e o crédito caro não afetaram os planos de expansão da empresa e, na visão de Ana Paula, isso vale como regra de não parar, a despeito de momentos de retração do consumo. “Somos brasileiros, uns lutadores. Não é por pouco que a gente desiste”, diz.