Publicidade

Estado de Minas

Para Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Niemeyer é "ícone da arquitetura moderna"

Em nota, o conselho lamentou a morte do arquiteto e manifestou solidariedade ao gênio


postado em 06/12/2012 00:34

O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro, Sydnei Menezes, entidade a qual Oscar Niemeyer esteve sempre ligado, manifestou, em nota, o seu pesar e sua solidariedade à família e admiradores do arquiteto.


"A trajetória e o legado de Niemeyer projetaram internacionalmente o Brasil como ícone da arquitetura moderna, dado o seu pioneirismo na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado - o que, desde a década de 1940, rendeu-lhe um justo reconhecimento em todo o mundo”.

Segundo Menezes, no ano passado, como forma de homenagear o conjunto da obra de Niemeyer, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU-RJ) escolheu como data para criação formal da entidade e posse solene de seus conselheiros o dia 15 de dezembro, quando Niemeyer completava 104 anos, mais de 80 deles dedicados à arquitetura.

“Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares franqueou seu prestígio ao debate sobre a regulamentação da arquitetura no Congresso Nacional e manifestou o apoio, por meio de carta, ao então projeto de lei de criação do novo Conselho profissional. A indicação do grande arquiteto como Patrono do CAU-RJ foi unanimidade entre os novos conselheiros”, diz a nota.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade