O terceiro lugar geral das marcas mais prestigiadas em Minas foi conquistado pelo Correios, instituição que também ocupa a primeira posição no segmento Serviços públicos. Reconhecida pela qualidade de seus produtos e serviços e por sua longa história e evolução, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) subiu quatro posições no ranking, em relação ao ano passado, e figura ainda entre as empresas mais admiradas e confiáveis entre os mineiros. “Estar novamente no ranking das marcas mais prestigiadas pelos mineiros é o reconhecimento da população em relação ao esforço continuado que os milhares de colaboradores dos Correios despendem todos os dias para assegurar uma alta qualidade na prestação de serviços, combinada com a nossa atitude empresarial social e ambientalmente responsável”, ressalta o diretor regional, Pedro Amengol.
DEDO DE MINEIRO
A proposta é levar cultura e entretenimento à população, reforçando a imagem dos Correios como uma empresa cidadã e comprometida com a responsabilidade e o desenvolvimento social brasileiro. Para os mineiros, essa comemoração tem um ‘ tempero’ ainda mais especial. Isso porque a logomarca dos 350 anos foi idealizada por um dos funcionários da estatal: Helton Lúcio da Silva Soares, atendente comercial em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.
A imagem simboliza o papel dos Correios como importante integrador do território nacional por meio de elementos combinados da bandeira nacional. As curvas transmitem a ideia de avanço, dinamismo e capilaridade da empresa, além de fazer alusão à topografia brasileira. Já o desenho de uma folha na marca é referência à sustentabilidade, um dos valores também praticados pela estatal.
EFICIÊNCIA
Entre os motivos para os Correios estarem entre as marcas mais queridas pelos mineiros, alguns se destacam. O diretor regional lembra que os serviços postais no Brasil apresentam índices de qualidade e eficiência comparáveis aos melhores correios do mundo. “Além disso, somos uma empresa inovadora, que está sempre buscando formas de promover o melhor atendimento à população para proporcionar ao cidadão a máxima conveniência e possibilidade de inclusão”, frisa.
Amengol afirma que a presença maciça dos Correios em todo o país mostra a preocupação social da estatal. “Ao disponibilizar serviços postais nos mais distantes rincões, a empresa está ‘entregando inclusão social’ ao cidadão. O Banco Postal é também um exemplo que evidencia esse direcionamento dos Correios para uma atuação socialmente responsável, ao oferecer serviços bancários a toda a população.”
Outro aspecto que merece ser destacado é o fato de os carteiros, além de responsáveis pela distribuição das correspondências, serem também agentes difusores de importantes campanhas governamentais, voltadas para a conscientização dos brasileiros. Entre elas, campanhas de combate à dengue e à exploração sexual infantil, bem como de incentivo ao aleitamento materno e à doação de sangue e de medula óssea.
SERVIÇOS AMPLIADOS
Com um volume diário de 4,3 milhões de entregas em Minas, o Correios tem investido em infraestrutura, melhoria e modernização de sua rede de atendimento no estado, onde funcionam 936 agências. Com a aprovação da Lei 12.490/11, a estatal se fortaleceu e se modernizou como empresa pública. Agora, pode atuar no exterior, incrementar a oferta de serviços postais eletrônicos, financeiros e de logística integrada. Além disso, pode constituir subsidiárias, adquirir participação acionária em outras empresas e firmar parcerias para agregar valor à rede e à marca.
“Estamos sempre investindo em pessoal, infraestrutura e tecnologia. Este ano, iniciamos testes com motocicletas elétricas. Procuramos ampliar nossas linhas de negócios, oferecendo mais serviços postais eletrônicos, financeiros e de logística integrada. Para o controle de qualidade, além do uso de indicadores internos, fazemos pesquisas para mensurar a satisfação da população com os nossos serviços”, esclarece o diretor.
CONFORTO
Eleita nesta quarta edição da pesquisa como uma das 10 melhores empresas para trabalhar, a ECT contratou, desde 2011, mais de 20 mil trabalhadores por concurso. Investiu R$ 810 milhões na compra de 16 mil veículos, na construção, reforma, manutenção e ampliação de 1,5 mil unidades, e também na aquisição de computadores e equipamentos para a área operacional.
“Do orçamento total destinado aos Correios em Minas em 2013, quase 65% dos recursos estão sendo direcionados a novas instalações de unidades. O valor representa cerca de R$ 20 milhões em investimentos, que visam proporcionar melhores condições de trabalho aos empregados e mais conforto aos clientes. Até o fim deste ano e para 2014 estão previstas obras em mais 30 unidades operacionais no estado”, conclui Pedro Amengol.
Satisfação avaliada
Em paralelo à vertente social, os Correios oferecem soluções com tecnologia de ponta para atender as necessidades de comunicação das empresas e instituições em um mercado cada vez mais globalizado e competitivo. É o caso do Sedex. Criado em 1982, tornou-se um dos principais produtos da empresa e lidera o setor de encomendas expressas no Brasil. Nos últimos anos, o serviço passou a contar com outras modalidades, como o e-Sedex, Sedex 10, Sedex 12, Sedex Hoje e Sedex Mundi, acelerando ainda mais a entrega de encomendas.
Presente no dia a dia de toda a população, os Correios mantêm diferentes canais de interação com o público. Além da central de atendimento, via telefone e e-mail, e do portal Fale com os Correios (sistema Fale Conosco e Ouvidoria), também oferece atendimento por meio das agências e área de vendas. Diariamente, a central faz, por amostragem, uma pesquisa de satisfação sobre o atendimento recebido pelos usuários. A cada dois anos, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) realiza pesquisa de satisfação de imagem institucional da empresa. Nela, os clientes são convidados a atribuir nota à eficiência dos Correios, inclusive sobre o seu grau de satisfação em relação aos canais de atendimento.
NOVAS MÍDIAS
A comunicação no ambiente virtual também tem avançado, focando especialmente o público jovem. Uma das iniciativas é o Blog dos Correios, canal de interação com a sociedade criado em 2011 e que atingiu, em setembro deste ano, mais de 5 milhões de acessos. “Temos ainda, voltado para esse mesmo público, o programa Jovem aprendiz dos Correios, que se propõe a preparar jovens, entre 14 e 20 anos, para o mercado de trabalho.
Já o programa Cidadania em ação, criado em 1991, oferece a pessoas com deficiência a oportunidade de adquirir conhecimentos e habilidades para inserção no mercado de trabalho. O ingresso se dá por meio de contratos entre os Correios e instituições sem fins lucrativos. O participante é empregado da instituição parceira e desempenha atividades administrativas e de apoio operacional nas agências dos Correios por um período de até cinco anos.
CENTRAL BRAILLE
Outro serviço que demonstra o compromisso social dos Correios no atendimento à população é a Central Braille, que comemorou seis anos de atividade em outubro. Ela funciona em Belo Horizonte e atende todo o país. O serviço, idealizado pelo advogado Mário Alves de Oliveira – que perdeu a visão ainda na adolescência – funciona da seguinte maneira: os clientes enviam sua correspondência, que pode ser escrita em braille ou de forma convencional, e a central a converte para a linguagem de domínio do destinatário. Só em 2013, foram convertidas mais de 2.719 mensagens. Desde a sua criação, já são mais de 13,6 mil mensagens transcritas. Os Correios têm ainda convênios com diferentes concessionárias para a emissão de contas em braille.
Papai Noel Solidário
Os mineiros são grandes parceiros da tradicional campanha “Papai Noel dos Correios”. A cada ano, o número de cartas apadrinhadas no estado aumenta, confirmando a vocação solidária da população. Em 2012, foram 115.667 correspondências recebidas e 108.943 pedidos de presentes atendidos. Tudo começou em 1989. Os carteiros de Belo Horizonte recebiam cartinhas destinadas ao bom velhinho, tendo como endereços “rua do céu, rua da esperança” e não sabiam o que fazer para atendê-las. No início, a maioria dos pedidos era para a doação de cesta básica, material de construção e empregos. Em 2009, a Diretoria Regional MG serviu de piloto-nacional para a campanha, ao implantar o critério de receber cartinhas de escolas, uma alternativa para garantir o ‘cunho infantil’ dos pedidos. No ano seguinte, a campanha tornou-se um programa corporativo, estabelecendo parcerias com escolas públicas, creches e abrigos que atendem crianças em situação de risco social. Nos últimos três anos foram recebidas quase 4,5 milhões de cartas em todo o Brasil. Desse total, 2 milhões atendiam os critérios da campanha e 71% delas foram apadrinhadas.