Publicidade

Estado de Minas

IFMG libera mais de 4 mil vagas para Vestibular 2019

Ensino técnico e superior gratuitos estão distribuídos em 113 cursos para 18 cidades em Minas Gerais


postado em 04/10/2018 15:13 / atualizado em 04/10/2018 15:56

Já estão abertas as inscrições para o vestibular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), para início no primeiro semestre de 2019. São 4.839 vagas, distribuídas em 113 cursos, nas modalidades técnico e superior, para 18 cidades onde a instituição tem campus.

Para se inscrever, os interessados devem acessar o portal do IFMG até 30 de outubro, ler os editais nº 70, 71 e 72 e preencher os dados pessoais. Ao final do preenchimento, o candidato deve emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 50. A taxa de inscrição é o único custo para ingresso no IFMG, já que todos os cursos ofertados são gratuitos.
 
Do total de vagas ofertadas, 50% estão reservadas a candidatos que tenham cursado, integralmente, o Ensino Médio/Ensino Fundamental em escolas públicas, respeitando a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do IBGE. Os outros 50% são destinados à ampla concorrência. 
 
O candidato que precisar, pode solicitar isenção do valor, mas deve ficar atento ao prazo. No caso do candidato que vai se inscrever em um curso técnico, terá que pedir a dispensa do pagamento entre os dias 1º e 5 de outubro. Já o candidato às vagas dos cursos superiores, tem o período de 1º a 31 de outubro para registrar o pedido no sistema de inscrição.
  

Ingresso pelo Enem e Sisu

Para concorrer às vagas de graduação, os candidatos terão duas opções de ingresso. A primeira delas, regida pelo edital nº 72, é feita utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O IFMG não aplicará provas, já que vai utilizar os resultados do Enem de 2018, 2017 ou 2016. Neste caso, o requisito é que o candidato não tenha obtido nota zero em nenhuma das provas, incluindo a redação. O sistema do IFMG utilizará o exame com maior nota para classificar os candidatos inscritos, caso ele tenha participado de mais de uma edição. A segunda opção é através do SISU, em edital específico a ser lançado em janeiro de 2019.
 

Ingresso dos cursos técnicos

As provas do vestibular são aplicadas somente para os cursos técnicos, em 9 de dezembro de 2018. O candidato deverá apresentar um documento de identificação com foto e o comprovante definitivo de inscrição (CDI), que informa o local e horário de realização do exame.

Unidades

O IFMG é uma instituição pública de ensino criada em 2008, com a Lei 11.892. Atualmente, a instituição está em 18 cidades, nas seguintes cidades de Minas:

Região Metropolitana de BH: Betim; Ibirité; Ribeirão das Neves; Sabará; Santa Luzia
Região Central: Congonhas; Conselheiro Lafaiete; Itabirito; Ouro Branco; Ouro Preto
Região Centro-Oeste: Arcos; Bambuí; Formiga; Piumhi
Vale do Rio Doce: Governador Valadares; Ipatinga; São João Evangelista
Zona da Mata: Ponte Nova
 
 
* Sob supervisão  da subeditora Ellen Cristie

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade