(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Professores da rede estadual serão designados pela internet

Novo sistema de preenchimento de vagas nas escolas de Minas será inspirado no Sisu. Mais de 560 mil educadores se inscreveram para pleitear uma vaga online


postado em 10/01/2017 06:00 / atualizado em 10/01/2017 07:48

(foto: Geanine Nogueira/Divulgação)
(foto: Geanine Nogueira/Divulgação)
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais apresentou ontem o novo sistema para a designação dos trabalhadores da rede estadual de ensino em 2017.

Inspirado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o processo vai divulgar pela internet uma lista dos cargos a serem preenchidos nas escolas de cada município. O candidato registrado no site da Secretaria de Educação deve indicar a escola na qual quer pleitear uma vaga. Um total de 564.628 candidatos se inscreveram para pleitar vagas de designação na rede estadual.


“Será oferecido a cada um dos interessados uma listagem que apresentará as vagas em cada localidade, em cada escola e nos turnos em que elas estão disponíveis. Fizemos uma classificação entre os candidatos, que leva em conta a aprovação em concurso, a habilitação adequada para a vaga e o tempo de serviço na rede estadual, caso já tenha trabalhado na rede de ensino”, explicou a secretária Macaé Evaristo.


Após reunião com diretores do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUte-MG), na Cidade Administrativa, a secretária ressaltou que a designação não é a forma ideal para preencher as vagas de professores e servidores da rede de ensino, mas que o processo pode ser feito de forma mais transparente e humanizado. Até o ano passado, os candidatos tinham que participar do processo de designação presencial.


“A intenção é ter profissionais cada vez mais efetivos e, em 2015, fizemos quatro concursos e nomeamos mais de 37 mil profissionais. Por meio desse novo sistema, o primeiro objetivo é garantir que os profissionais habilitados encontrem as vagas que precisam ser preenchidas”, disse Macaé. Segundo a secretária, o governo de Minas já trabalha para lançar um novo concurso para a rede estadual e os editais devem sair no fim deste ano ou no início de 2018.


A coordenadora-geral do SindUte, Beatriz Cerqueira, considerou o uso do sistema online para a distribuição das vagas positivo, mas cobrou a realização e novo concurso público para atender à rede de ensino. “É fundamental que continuemos com novas nomeações e que seja realizado um novo concurso. A designação é uma contratação temporária e os designados têm situação precária, sem carreira e direito a férias, por exemplo. Na última década, o estado fez da designação uma regra e não uma exceção”, afirmou Beatriz.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)