
O anúncio da ampliação de vagas foi feito ao Estado de Minas, na tarde de ontem, pelo vice-prefeito e secretário de Governo, Paulo Lamac (Rede), em reunião com o prefeito Alexandre Kalil (PHS) e a secretária municipal de Educação, Ângela Freitas Dalben. Atualmente, a capital atende a 63.285 crianças de 0 a 5 anos – são 39.914 em sua rede própria e 23.371 em creches conveniadas. No caso das novas vagas, as crianças já estavam cadastradas, mas não havia como atender à demanda.
Entre as unidades da rede municipal estão 129 Umeis (cada uma com 440 vagas), além de escolas municipais de educação infantil e escolas de ensino fundamental, que também recebem menores de 5 anos. Completam a rede de ensino, 194 unidades particulares que mantêm convênio com a prefeitura. Do total de vagas oferecidas em Umeis, 40 são para alunos de até 3 anos. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, Belo Horizonte já atingiu a meta estabelecida pelo Plano Nacional de Educação, de que todo município brasileiro atenda a pelo menos 50% de crianças nessa faixa etária. Para menores de 4 e 5 anos, a capital mineira não tem demanda reprimida, segundo o órgão.
A secretária Ângela Dalben fala da importância da abertura dessas vagas para o ensino infantil do município. “É um investimento que atende à necessidade de educação e cuidado dessas crianças e de suas famílias, pois esses meninos e meninas terão a oportunidade de serem atendidos em um ambiente saudável e cheio de possibilidades educacionais, com padrões de educação importantes e definidos nacionalmente”, afirma.
