(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Compras

Eletrodoméstico: saiba como escolher o melhor modelo de fritadeira airfryer

A busca por fritadeiras sem óleo está cada vez maior, mas a dúvida que fica é: qual o modelo ideal para a sua cozinha?


03/02/2022 16:11

Homem fazendo compras on-line
(foto: Freepik)

 
Se você não gosta de perder tempo na cozinha, a fritadeira airfryer é o que você precisa, mas é necessário estar atento aos modelos para escolher o melhor para a sua casa.

Hoje vamos conversar um pouco sobre as fritadeiras sem óleo, saber mais sobre esse eletrodoméstico queridinho dos brasileiros e dar boas dicas para você fazer a melhor escolha.

Acompanhe esse artigo para saber mais.

Como funciona a fritadeira airfryer?


A fritadeira airfryer usa ar quente para “fritar” os alimentos, mas também assar e até cozinhar, há uma infinidade de possibilidades nesse eletro.

Fritar significa utilizar óleo ou algum outro tipo de gordura para o cozimento do alimento, mas na airfryer o processo acontece de outra forma, sem utilizar nada de óleo.

Então, não seria uma fritura de verdade?

Basicamente não pois, a fritura na airfryer se dá pela circulação intensa de ar quente no interior da fritadeira, porém os alimentos ganham um aspecto crocante, bem sequinhos e saborosos, igual a uma fritura por imersão.

Todo esse calor é gerado pelo elemento de aquecimento, a resistência elétrica, e pelo ventilador, por isso você ouve aquele barulho quando a liga.

O cesto é todo vazado propositalmente para facilitar essa circulação de ar e calor sobre os alimentos, agora basta seguir as orientações do fabricante e escolher o tempo e a temperatura para a fritura.

Muitos até consideram a airfryer uma assadeira a ar quente e essa ideia não está totalmente errada como você pôde perceber. 
 

Vantagens e desvantagens da airfryer

 
Como tudo na vida, as fritadeiras airfryer também possuem seus pontos positivos e negativos, vamos conhecê-los agora, veja.

Vantagens


4 em 1: na airfryer você pode fritar, assar, cozinhar e até aquecer os alimentos, isso gera economia de tempo e de espaço na sua cozinha.

Praticidade: basta programar a temperatura e tempo para cada alimento e o resto é por conta da fritadeira, não há necessidade de ficar se preocupando se o alimento vai queimar e, além disso, você leva a fritadeira para onde quiser.

Economia: em tempos de contenção de despesas e de aumento do valor do gás a fritadeira elétrica é uma ótima alternativa para driblar a economia doméstica e poupar o uso do gás liquefeito, pesquise por modelos de airfryer que são potentes sem usar muita energia elétrica.

Limpeza: outro benefício desse utensílio é a facilidade de limpar, por ser antiaderente a gordura ou líquido soltos dos alimentos não grudam no cesto e também não faz sujeira na cozinha.

Menos óleo: com certeza o consumo de óleo vai reduzir e muito na sua casa por causa da airfryer, pois ela não precisa do elemento para o cozimento.
 

Desvantagens


Valor nutricional: qualquer processo de cozimento reduz o valor nutricional dos alimentos e com a fritadeira sem óleo não seria diferente, comida 100% nutritiva são as que não são cozidas! Quanto mais alta a temperatura maior é o prejuízo nutricional.

Alta temperatura: como você viu esse fator pode causar prejuízo a alimentação, porém isso pode ser melhor administrado se você adquirir modelos de airfryer que tenha regulagens de aquecimento para cada tipo de alimento, isso ajuda a não superaquecer e evitar essa situação.
 

É saudável usar a fritadeira airfryer?

 
Há controvérsias quando o assunto são as fritadeiras sem óleo, isso porque os alimentos que possuem teor de amido ao serem expostos a temperaturas superiores a 100°C acabam originando a acrilamida.

Acrilamida é uma substância originada a partir da reação química de aminoácidos e açúcares, podendo ser prejudicial à saúde humana.

Mas, essa reação química pode acontecer em qualquer outra forma de cozimento além da airfryer, a fritadeira elétrica seria tão vilã quanto aquela sua panelinha de frituras ou o forno.

Agora vamos ao que interessa, se liga nessas dicas a seguir para comprar a fritadeira elétrica certa.
 

O que avaliar para escolher a melhor fritadeira airfryer?

 
Seguindo as orientações que vamos te passar agora não vai ter erro, você terá a melhor airfryer.

Há quantas pessoas em casa?


Uma casa com 2 pessoas, uma fritadeira de 2,5L é capaz de suprir as demandas, agora se você tem uma grande família ou recebe muitas pessoas é aconselhável modelos acima de 4 litros.

Espaço na cozinha


Antes de sair comprando uma airfryer você deu uma boa olhada na sua cozinha e já definiu o lugarzinho dela? Se tiver uma tomada elétrica por perto melhor ainda, avalie isso também, ok?

Sistema analógico ou digital


As fritadeiras analógicas possuem botões de girar para definir temperatura, tempo e outras programações, os modelos digitais possuem botões ou display para acionar as funções.

Ambos os sistemas são eficientes.

Por fim, a melhor dica é: analise seu orçamento, sua necessidade e a vantagem de ter uma airfryer em casa, respondendo a isso você saberá escolher a melhor fritadeira airfryer com certeza.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)