(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas 500 MINUTOS

Evento gratuito vai impulsionar carreira de mulheres com deficiência

Segundo o IBGE, o nível de ocupação das pessoas com deficiência é de 26,6% menos da metade do percentual das pessoas sem deficiência


11/09/2023 15:48 - atualizado 11/09/2023 17:53
567

Mulher PCD com uma prótese na perna
(foto: Unsplash )


O Brasil tem cerca de 18,6 milhões de pessoas acima dos dois anos de idade com deficiência, segundo a Pnad Contínua 2022 divulgada pelo IBGE. O levantamento demonstrou que pessoas com deficiência têm menor acesso à educação, ao trabalho e à renda no país. O nível de ocupação das pessoas com deficiência foi de 26,6%, menos da metade do percentual encontrado para as pessoas sem deficiência (60,7%).

A taxa de participação na força de trabalho das pessoas sem deficiência foi de 66,4%, enquanto entre as pessoas com deficiência essa taxa era de apenas 29,2%. A desigualdade persiste mesmo entre as pessoas com nível superior: nesse caso, a taxa de participação foi de 54,7% para pessoas com deficiência e 84,2% para as sem deficiência.

A empregabilidade feminina enfrenta desafios ainda maiores nesse contexto. Segundo a Pnad Contínua, a taxa de desemprego no segundo  trimestre deste ano entre as mulheres ficou em 9,6%. 

Com o objetivo de ajudar a transformar este cenário, a Plure, único portal de vagas de trabalho no Brasil com foco em mulheres plurais, está com as inscrições abertas para o programa Fridas, evento de empregabilidade para mulheres com deficiência. “Este é um programa para mulheres com deficiência, com o objetivo de prepará-las para o mercado de trabalho ensinando soft-skills essenciais para crescerem na carreira”, explica Jhenyffer Coutinho, CEO da Plure. “Fortalecemos a empregabilidade das candidatas para que organizações preencham suas vagas afirmativas com agilidade”.

O Fridas acontecerá no dia 21 de setembro de 2023, exclusivamente para mulheres com deficiência em busca de recolocação profissional, e terá 500 vagas disponíveis. Inscrições pelo link. “Todo programa da Plure possui o nome de uma mulher forte e relevante para o recorte trabalhado. Essa é uma forma de evidenciarmos o talento e abandonarmos estigmas. Para nossa edição para PcDs, escolhemos Frida Kahlo, pintora mexicana que nunca escondeu sua deficiência em seus trabalhos”, destaca Coutinho. 
 
Empresas e profissionais são beneficiadas
 
Além de auxiliar no reposicionamento profissional de mulheres PcDs no mercado de trabalho, a iniciativa também tem como objetivo auxiliar as empresas nos desafios da Diversidade e Inclusão. “O evento é uma oportunidade para as companhias que desejam ser mais diversas e inclusivas. 

Mesmo com a determinação pela lei 8213/91, que diz que uma empresa que tenha mais de 100 funcionários deve ter uma porcentagem de vagas fixas para as PcDs, ainda existem obstáculos para as contratações, como desinformação e até mesmo o preconceito. Através do programa, queremos auxiliar as companhias a terem quadros mais diversos e inclusivos, o que é benéfico para a economia e para a sociedade”, aponta a CEO  da Plure. 

A Plure emprega, em média, 4 mulheres por dia e já impactou mais de 50 grandes companhias - incluindo players como Heineken, Samarco, Volvo, Ambev e PAM Saint-Gobain - oferecendo  soluções em employer branding, atração e retenção de talentos. Além disso, mais de 6.000 empresas são assinantes do conteúdo da plataforma sobre D&I, equidade de gênero, employer branding, contratação e cultura. Os contratantes podem utilizar filtros específicos para perfis de mulheres LGBTI+, PCDs, 50, negras, mães, e também por tempo de experiência - júnior, plena ou sênior. 

“O resultado do nosso trabalho é realmente positivo para as empresas. A partir do momento em que as vagas são abertas e disponibilizadas em nossa plataforma, 99% delas são preenchidas em até 21 dias. Economizamos 60h por vaga do RH, além de gerar mais de R$ 150.000 em mídia para a marca empregadora. Soma-se a isso a nossa metodologia única de capacitação de mulheres, garantindo uma real cultura de diversidade nas corporações.” conclui Coutinho.

SERVIÇO

Fridas 2023 - Empregabilidade para mulheres com deficiência
Data: 21 de setembro de 2023
Horário: 
Inscrições gratuitas pelo link: https://lp.secandidatemulher.com.br/lista-de-espera 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)