Publicidade

Estado de Minas MERCADO

Cinco caminhos para ter uma renda extra durante a pandemia

Com a crise gerada em função da COVID-19, muitos brasileiros estão com problemas financeiros e precisam encontrar saídas para suportar as contas do mês


postado em 13/05/2020 15:02 / atualizado em 13/05/2020 15:02

(foto: Nattanan Kanchanaprat/Pixabay )
(foto: Nattanan Kanchanaprat/Pixabay )

Se antes da pandemia do novo coronavírus se instalar no Brasil, o país já lidava com a luta diária de milhões de desempregados, imagina agora? E, como todos sabem, falta emprego, salário e renda, mas os boletos chegam religiosamente, sem atraso. O que fazer? 

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos, é preciso planejamento. "Parece difícil, pois a crise está horrível, mas é possível ter renda extra na crise. Um ganho a mais pode ajudar a passar por esse momento com mais segurança financeira e facilitar a conquista dos sonhos."

Veja como agir na busca de uma renda extra:


1 - A primeira ação não é necessariamente um trabalho, mas o planejamento, reduzindo os gastos e conseguindo uma folga no orçamento. Como costumo lembrar, na maioria dos orçamentos pessoais e familiares é possível conseguir redução de 20% das despesas, apenas se atentando aos hábitos e comportamentos financeiros.

2 - Para trazer receitas, é válido considerar levantar uma renda extra com trabalhos pontuais que podem ser principalmente de entregas para quem tem carteira de moto ou mesmo de carro, aplicativos de entregas estão em alta, e uma alternativa pode ser se cadastrar e buscar fazer esse tipo de ação.

3 - Tem também pessoas que estão desenvolvendo produtos ou mesmo utilizando o network para fazer vendas de produtos. Tem muita gente fazendo as famosas máscaras de proteção e ganhando um extra, tem outras que estão revendendo produtos on-line, lembrando que grandes magazines estão cadastrando para esse tipo de venda. Outro exemplo pode ser a venda de doces e alimentos no condomínio ou na região em que vive.

4 - Para quem não faz parte dos grupos de riscos e que pode sair de casa, estão surgindo vagas em supermercados, hospitais, farmácias e outras empresas que continuam com portas abertas, mas é preciso cuidado com a proteção nessa hora.

5 - Por outro lado, quem preferir seguir em sua área de atuação, um caminho é passar a oferecer serviços on-line, como de consultoria, aulas e freelances, por exemplo. Assim, além da renda extra, há também uma retomada de conhecimentos e aperfeiçoamento profissional. Quem tem habilidades específicas, como cozinhar ou educação financeira, pode fazer disso, agora, um hobby que gere renda.


Compartilhe no Facebook
*Apenas para assinantes do Estado de Minas

Publicidade