(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Descubra os principais erros das empresas na hora de contratar

Deslizes cometidos nos processos seletivos prejudicam organizações e candidatos. Algumas dicas podem evitar situações desagradáveis


postado em 25/09/2019 13:00 / atualizado em 26/09/2019 11:36

(foto: Tumisu/Pixabay )
(foto: Tumisu/Pixabay )
Muito se fala sobre erros dos candidatos na hora de procurar emprego. Mas e as empresas? Este é um momento delicado também para elas, que podem cometer alguns deslizes nos processos de seleção. Alguns equívocos podem custar tempo e dinheiro de candidatos e das próprias companhias. Para Fernanda Raposo, VP de Customer Success da LEVEE, os profissionais responsáveis pelos processos seletivos geralmente são pressionados para contratar rapidamente e isso acaba por prejudicar as situações. Os prejuízos podem ser ainda maiores quando falamos do preenchimento de vagas de cargos operacionais.
 
Nessas horas, algumas ferramentas podem ajudar a não cometer esses deslizes. O uso de plataformas de contratação permite que vários desses erros deixem de ser cometidos, como o caso de descrições de vagas ou seleções muito longas. Outro exemplo é o uso de machine learning, que é capaz de identificar os perfis que melhor se encaixam nas necessidade do cargo e levá-los diretamente ao recrutador, garantindo agilidade e, principalmente, produtividade às organizações que passam a contar com processos seletivos mais rápidos e candidatos assertivos.
 
"Esses deslizes ficam ainda mais nítidos e trazem prejuízos graves quando o volume de contratações é grande. Um grande exemplo disso são as empresas de varejo, que ao contratarem perfis que não supram suas necessidades, acabam por pecar no atendimento e perder vendas importantes", finaliza Fernanda.
 
Pensando nisso, a empresa listou os principais erros cometidos por empresas que oferecem posições operacionais e explicou porque precisam ser evitados:
 
- Cancelar processo seletivo em cima da hora: geralmente os candidatos aos cargos operacionais são pessoas com menor poder aquisitivo, se organizam financeiramente para entrevistas e estão com o dinheiro contado. Outro ponto é que algumas vezes também moram em locais distantes e podem já ter saído das suas residências.
 
- Falta de organização com o horário agendado para o processo seletivo: é comum que, para os cargos operacionais, os candidatos tenham várias entrevistas agendadas para o mesmo dia. Por isso, a falta de pontualidade pode fazer com que percam outras oportunidades, além de ser deselegante deixá-los esperando por muito tempo.
 
- Não dar feedbacks aos candidatos: sabemos que em processos seletivos maiores a dificuldade para dar retornos aumenta. A desinformação sobre o andamento da contratação pode afastar os trabalhadores de futuras seleções. Uma dica é manter uma mensagem padrão de agradecimento, que facilita o feedback.
 
- Divulgar as vagas em aberto de forma incorreta: a descrição do cargo é uma das coisas mais importantes e muitas vezes é feita com o mínimo de informação. Isso faz com que candidatos fora do perfil desejado participem da seleção, trazendo prejuízos de tempo e dinheiro para ambos.
 
- Contratar levando em consideração apenas características pessoais: é inerente do ser humano se aproximar de pessoas que possuem perfil próximo aos delas e isso é um deslize cometido de forma imperceptível. Montar um time de pessoas com as mesmas experiências e características diminui a produtividade.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)