(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Educação

Saiba como se preparar para a faculdade durante o 3º ano do ensino médio

O terceiro ano do ensino médio é o momento de se preparar para entrar para o ensino superior; veja como ter um ano mais produtivo


28/08/2023 13:02 - atualizado 28/08/2023 14:20
462

Renato, professor de Matemática e Física com os alunos aprovados em Medicina do Colégio e Pré-vestibular Determinante
Renato, professor de Matemática e Física, com os alunos aprovados em Medicina do Colégio e Pré-vestibular Determinante (foto: Divulgação)
 
O terceiro ano do ensino médio marca o fim de uma fase muito importante para os jovens e a tomada de decisão para qual rumo os estudantes devem seguir. Durante esse período do último ano na escola, os estudantes têm a oportunidade de reforçar e desenvolver seus conhecimentos, formando assim, uma base sólida para iniciar a sua nova trajetória: o ensino superior.

O primeiro passo para a vida profissional começa ao escolher qual carreira seguir. Com isso, é necessário dedicação aos estudos para passar no vestibular. Entender a melhor forma de se preparar para esse momento é essencial para o início de uma jornada de sucesso.

Confira neste artigo como fazer com que seu terceiro ano se torne mais proveitoso e te ajude a entrar direto para a faculdade.

Aproveite todas as aulas 

As aulas do terceiro ano servem como uma oportunidade de aprender aquele conteúdo que você já teve alguma dificuldade e também ter contato com novas matérias que ainda não tinham sido aprofundadas. Esses assuntos devem ser tratados com seriedade, pois a chance de serem cobrados nos vestibulares é bem alta.

Assim, aproveite as aulas e os professores disponíveis para tirar dúvidas, sanar dificuldades e ampliar seu aprendizado. Não deixe as matérias se acumularem e esteja sempre atento às aulas e exercícios cobrados em provas e simulados.

Desenvolva um plano de estudos

Apenas as aulas do colégio não é o suficiente para fixar todas as matérias que podem ser cobradas em vestibulares. Por isso é essencial criar um plano de estudos durante o ano para que você consiga se organizar e entender seus pontos fortes e fracos. Assim, você compreende o que deve ser estudado com maior facilidade.

Faça simulados frequentemente

Para ir bem nos vestibulares é essencial que no dia da prova você já esteja familiarizado com ela. Para isso, nada melhor do que fazer as provas anteriores, já que elas seguem um padrão. 

Essa preparação faz com que você aumente sua confiança na hora de responder as questões e também consiga identificar estratégias que dão certo para você, como a divisão de horas e a ordem das disciplinas. 

Não deixe o lazer e a saúde de lado

Quando se trata do fim do ensino médio e da preparação para os vestibulares, muitos alunos se sentem ansiosos e começam a viver totalmente pela preparação das provas. Apesar do foco ser muito importante nesse momento, é necessário que a vida social e a saúde não sejam deixadas de lado.

Vá todos os dias para a aula, tenha um plano de estudos focado, mas não deixe de fazer o que você gosta, sair com pessoas importantes na sua vida. Também, fique sempre atento a sua saúde, afinal, do que vale estudar tanto se no dia você não estiver bem para fazer a prova mais importante de sua vida?

Invista em um bom curso pré-vestibular

Exclusivo curso para alunos da 3º série que prestarão o concurso do Enem 2023
Exclusivo curso para alunos da 3º série que irão prestar o concurso do Enem 2023 (foto: Divulgação)
 
Os cursinhos preparatórios para vestibulares possuem professores qualificados e prontos para auxiliar os alunos em suas dificuldades. Além disso, ao optar por uma instituição de qualidade, você conta também com materiais didáticos qualificados que fazem toda a diferença na hora de estudar as matérias.

O Pré-Vestibular Determinante é um cursinho de alto desempenho conhecido em todo território mineiro. Ele utiliza uma abordagem humanizada e individualizada, que leva aos alunos uma chance maior de absorver mais conhecimentos e ficar à frente dos candidatos na hora da prova. 

Quer conhecer o pré-vestibular que mais aprova em BH? Acesse o site do Determinante e conheça todos os detalhes da instituição.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)