(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PROGRAMA FEDERAL

Uberaba indica instituição para sediar a sua primeira escola cívico-militar

Escolhida para fazer parte do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) foi a Escola Municipal José Geraldo Guimarães


02/02/2022 19:56 - atualizado 02/02/2022 20:09


Escola Municipal José Geraldo Guimarães
A Escola Municipal José Geraldo Guimarães está localizada no bairro Pacaembu (foto: Facebook/Divulgação)
 Uberaba, no Triângulo Mineiro, indicou nesta quarta-feira (2/2) a Escola Municipal José Geraldo Guimarães para se tornar a primeira unidade de escola cívico-militar do município. A prefeitura havia assinado, no dia 14 de janeiro, o termo de adesão do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), do Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Defesa. 
 
De acordo com a secretária de Educação de Uberaba, Sidnéia Zafalon, a escola do bairro Pacaembu foi escolhida seguindo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC), como: que a unidade escolar oferte os anos finais do Ensino Fundamental e tenha entre 501 e 1.000 alunos matriculados, situação de vulnerabilidade social dos educandos e desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A escolha segue critérios estabelecidos na Portaria MEC n° 925 de 24 de novembro de 2021.
 
Ainda conforme Zafalon, a decisão final ainda contará com uma consulta à comunidade da escola escolhida (servidores, alunos maiores de 16 anos, do sexto ao nono ano e pais de alunos menores de 16 anos), por meio de audiência pública, no dia 8 de fevereiro.
 

 
A votação será das 8 às 17h, quando a comunidade escolar poderá votar, a favor ou contra a proposta, de forma presencial por cédula impressa ou no sistema on-line, pelo Google Forms, utilizando o e-mail do aluno disponível na escola.
 
A partir das 18h, será feita a análise dos votos e, na sequência, divulgado o resultado.
 
Valores do Pecim
 
A secretária de Educação de Uberaba destacou que as escolas cívico-militares valorizam civismo, dedicação, excelência, honestidade, respeito e princípios como igualdade, liberdade, valorização dos profissionais, gestão democrática e participação ativa da família.

“A escola cívico-militar de Uberaba precisará contratar monitores, gestores educacionais e oficiais que terão papel relevante na área educacional e de valores humanos, de contribuir na rotina da escola, zelando pela disciplina e respeito ao Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), além de participar na elaboração de projetos de valores humanos e momentos cívicos, inclusive, com formação e hasteamento da bandeira. A princípio, a modalidade cívico-militar será destinada apenas para os alunos do sexto ao nono ano, sendo que os demais, do primeiro ao quinto ano da escola continuarão no atual sistema educacional”, finalizou Zafalon.

Para 2022, o Pecim disponibilizou 89 vagas aos estados e municípios brasileiros.
 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)