Publicidade

Estado de Minas ANÁLISE

Enem 2020: Prova de física foi mais fácil e equilibrada, dizem professores

Estado de Minas consultou educadores que fizeram o exame para analisar o conteúdo cobrado nas questões da matéria


24/01/2021 21:08 - atualizado 24/01/2021 21:57

Estudantes realizam prova no câmpus da PUC-MG, em Belo Horizonte(foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)
Estudantes realizam prova no câmpus da PUC-MG, em Belo Horizonte (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)


O segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 foi encerrado às 18h30. Neste domingo (24/01), os participantes fizeram provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias. O Estado de Minas conversou com professores de física que analisaram as questões pertinentes à matéria.
Na opinião de Bruno Phillip, que ministra aulas no Colégio Chromos, a prova de física deste ano foi mais fácil que a de 2019. “Apareceram questões mais comuns dos livros de física, são problemas bem conhecidos pelos alunos. Além disso, as questões de cálculo foram muito simples, que não exigiam manipulação matemática rigorosa do aluno, o que facilitou bastante”, explica.

Bruno conta que as questões já esperadas tratam-se de cinemática, circuitos, ondas, energia e calor. “Nenhuma surpresa nessa prova. Foi bastante teórica. Os alunos saíram provavelmente com o coração bem mais confortável que no ano passado”, especula.

A impressão positiva sobre as questões da matéria também foi percebida pelo professor de física do Colégio Bernoulli, Marcos Guimarães Rodrigues, que definiu a prova como “equilibrada”.

“A prova foi equilibrada. Tanto no grau de dificuldade quanto na distribuição do conteúdo”, disse. Após análise das questões, ele diz que não houve nenhuma polêmica e enumera três de nível difícil, seis medianas e outras seis de fácil resolução.

“Acho que no geral foi uma prova média. O aluno que se preparou tem total condição de ir bem. Passou por vários conteúdos do ensino médio, sem a predominância de conteúdos de uma determinada série, como em outros anos”, conclui.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade