(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ANÁLISE

Enem 2020: Confira análise da prova de biologia feita por professores

Estado de Minas consultou educadores que fizeram o exame para analisar o conteúdo do segundo dia de aplicação do teste nacional


24/01/2021 20:30 - atualizado 24/01/2021 21:07

Enem em seu segundo dia de aplicação de provas em Belo Horizonte(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press )
Enem em seu segundo dia de aplicação de provas em Belo Horizonte (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press )


O segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 foi encerrado às 18h30. Neste domingo (24/01), os participantes fizeram provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias. O Estado de Minas conversou com professores de biologia que analisaram o teste.


Do Colégio Chromos, Gustavo Assenção conta que algumas questões biológicas exigiram mais dos estudantes. “Teve uma ou outra questão um pouquinho mais trabalhosa, como é o caso da questão de genética, que trabalhava com padrão de equilíbrio pouco discutido, mas que ainda assim estava dentro do esperado e possível de se fazer dentro da interdisciplinaridade com a matemática”, disse.

O educador acredita que a prova deste ano foi como o esperado. “Seguiu o padrão dos anos anteriores. Houve cobranças clássicas, como ecologia e adaptação dos animais ao ambiente terrestre”, comenta.

Exigência em dobro

O mestre da mesma disciplina do Colégio Bernoulli, Evandro de Souza Ribeiro, acredita que foi uma prova de  nível elevado se comparado aos anos anteriores.

“Exigiu do aluno que ele tivesse um pouco mais de raciocínio. Uma prova muito bem elaborada, muito inteligente, onde se via claramente a cobrança do conteúdo. Mas foi de um nível um pouco maior que dos anos anteriores. Os alunos podem achar que foi bem mais difícil”, analisa.

Segundo Evandro, o teste exigiu que o aluno prestasse atenção redobrada nos textos e gráficos. “Teve ainda muita questão de ecologia, questões que envolviam a aplicação da biologia no dia a dia”, conclui.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)