(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ENEM 2020

Colégios mineiros apostam em intensivo na reta final para o Enem

Com o ano letivo encerrado, escolas particulares oferecem atividades extras on-line destinadas a manter ritmo dos alunos até os exames


06/01/2021 06:00 - atualizado 06/01/2021 06:50

Maria Júlia não teve dúvidas sobre o intensivo oferecido pela escola: %u201CÉ o último momento em que vemos o conteúdo antes da prova, então acho muito válido participar%u201D(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Maria Júlia não teve dúvidas sobre o intensivo oferecido pela escola: %u201CÉ o último momento em que vemos o conteúdo antes da prova, então acho muito válido participar%u201D (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)


Fosse em tempos normais, muitos de estudantes estariam agora na praia, curtindo férias e o verão, à espera de um certo resultado que dá o sinal verde para entrar no ensino superior. Mas, em tempos de coronavírus... milhares deles estão, neste momento, em intensa preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Se o programa normal é fazer a prova e, em seguida, se despedir do ensino médio, em época excepcional vale o contrário. Na rede particular mineira, onde o ano letivo já foi encerrado, as escolas apostam num intensivão para garantir ritmo aos alunos.

Em todo o Brasil, foram confirmadas 5.783.357 inscrições, sendo 5.687.271 para a versão impressa e 96.086 para a digital, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Do total de candidatos, 65,6% concluíram o ensino médio e 23,7% acabaram de se formar ou estão nos últimos dias de aula dessa etapa dos estudos. Entre essa faixa de participantes, ninguém se inscreveu para o Enem digital, aplicado em modelo-piloto.  Em Minas Gerais, 577.227 candidatos confirmaram presença no exame, sendo que 568.532 farão a prova nos moldes tradicionais e 8.695 pelo computador. Ontem, os cartões de inscrição com locais de provas foram disponibilizados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia responsável pela preparação e aplicação do exame.

O Enem, que tradicionalmente ocorre em novembro, teve a edição 2020 adiada por causa do COVID-19. As provas serão aplicadas em 17 e 24 deste mês (versão impressa) e em 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital). O que no início foi um grande imbróglio se tornou objeto de adaptação para várias instituições. Diante do adiamento, o Colégio Santo Agostinho, por exemplo, aproveitou para aprofundar até o mês passado a revisão dos conteúdos dos ensinos fundamental e médio que compõem a matriz de referência do Enem.

"Temos a rápida capacidade de esquecer o que aprendemos quando não estamos em contato com o conhecimento. Especificamente para o Enem, cada décimo da pontuação, que vai de 0 a 1mil, é importante"

Geraldo Junio dos Santos, supervisor do ensino médio na unidade Nova Lima do Colégio Santo Agostinho



Com mais três semanas pela frente até a última prova, o colégio vai oferecer várias atividades que têm como foco manter o ritmo dos alunos para que eles, do seu lado, continuem firmes na regularidade dos estudos, evitando-se assim, a teoria da Curva do Esquecimento, nas palavras do supervisor do ensino médio na unidade Nova Lima (na Grande BH), Geraldo Junio dos Santos. “Ela é postulada por Hermann Ebbinghaus, que demonstrou que temos a rápida capacidade de esquecer o que aprendemos quando não estamos em contato com o conhecimento. Especificamente para o Enem, cada décimo da pontuação, que vai de 0 a 1 mil, é importante”, avisa.

Estão previstas aulas temáticas com conteúdos de maior recorrência no Enem, monitorias com foco na resolução de questões, correção de produções de texto e aconselhamento em como ter uma redação nota 1.000. E ainda palestra de técnicas de relaxamento e respiração, momento de espiritualidade e palestra de orientação de como fazer um bom exame.

Geraldo Junio diz que na reta final é preciso combater a ansiedade e afastar maus pensamentos de que as coisas poderão dar errado. “A chave para o sucesso passa também pelos pensamentos positivos”, afirma. E pelas características de cada candidato: para alguns, continuar estudando é o que dá mais segurança; para outros, vale uma viagem para deixar de lado o estresse. Assim, se continuar estudando vai fazer o aluno se sentir melhor, não há problema. “Fazer algo que ajude o participante a controlar a ansiedade é um foco para este momento de concentração final.”

Atenção


O Coleguium também está apostando numa super-revisão para seus alunos, que continuam com acesso às plataformas e ferramentas pedagógicas usadas ao longo do ano passado. A equipe de monitoria está de plantão durante este mês todo para tira-dúvidas, correção de exercícios e aprofundar conhecimento em conteúdos recorrentes na prova. Propostas de redação estão disponíveis on-line como treino para a prova mais esperada do Enem, e as equipes de correção também a postos. “Desse modo, os meninos não ficam sem escrever, mantendo o nível de produção que eles têm alcançado, além de abarcar ainda mais temas, o que gera segurança nos candidatos”, diz a diretora-geral da rede, Daniele Passagli.

"Estamos em pandemia e o contágio pela COVID-19 ainda é um risco. Qualquer atitude que seja tomada neste período deve levar em consideração a saúde do aluno"

Daniele Passagli, diretora-geral do Coleguium



E para quem já está no limite, ela lembra: “Sabemos o quanto 2020 exigiu de nossos alunos, especialmente no que diz respeito ao isolamento social. A tendência seria mesmo relaxar um pouco, mas é fundamental estar atentos. É preciso tomar todos os cuidados, visto que estamos em pandemia e o contágio pela COVID-19 ainda é um risco. Por isso, qualquer atitude que seja tomada neste período deve levar em consideração a saúde do aluno, que precisa estar pleno no dia da prova”.

Para Daniele, descanso é a palavra de ordem. “Apesar de ter sido um ano atípico, e até por isso os alunos estudaram muito, estiveram ali, realizaram exercícios, escreveram textos, fizeram provas e simulados, ou seja, foi necessária muita dedicação para vencer este ano. Agora, com o fim das obrigações escolares, é preciso relaxar um pouco, inclusive para se revigorarem”, avisa. Mas, segundo a diretora, não é possível deixar totalmente de lado os estudos.

“Assim, a principal sugestão é que os alunos se organizem de forma a dedicar parte do seu dia aos estudos e parte a outras questões, como descanso, cultura e lazer. Selecionem exercícios e conteúdos recorrentes, deem uma olhada em provas anteriores, participem das monitorias. Um olhar especial para matemática e redação também é bem interessante neste momento.”

A adolescente Maria Júlia Cunha Prates Ferreira, de 17 anos, acaba de se formar no ensino médio na unidade Contagem do Colégio Santo Agostinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e não teve dúvidas sobre o intensivo oferecido pela escola. 

“É o último momento em que vemos o conteúdo antes da prova, então acho muito válido participar. Os assuntos serão abordados de forma rápida e objetiva, o que ajuda a lembrar pontos importantes”, relata.

A garota, que quer fazer medicina, conta que precisou de disciplina para estudar em casa e, apesar do suporte e material pedagógico do colégio, de mais dedicação para manter foco e estímulo neste último ano letivo. 

“Gosto de estudar, então tenho me esforçado bastante. Também tento dormir bem, mesmo com toda a ansiedade. Agora é focar na revisão porque a aprovação será resultado de todo o ano de estudos.”

Fique ligado 


Enem impresso
» 17 e 24 de janeiro

Enem digital
» 31 de janeiro e 7 de fevereiro
» Primeiro dia: Linguagens e códigos; redação; e ciências humanas. Duração: 5h30min
» Segundo dia: Ciências da natureza e matemática. Duração: 5 horas


Teleaulas na rede estadual


As teleaulas transmitidas pela Rede Minas para estudantes do 3º ano do ensino médio da rede estadual de ensino terão emissão especial este mês, com preparação intensa para o Enem. Na próxima sexta-feira e na da semana que vem, aulas inéditas serão voltadas para o primeiro dia de provas do exame. Nos dias 22 e 24, a revisão é para o segundo dia de avaliações. O material fica disponível no YouTube da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), no aplicativo Conexão Escola e também no site Estudeemcasa. O estado apostou ainda em outras duas iniciativas para os estudantes das escolas estaduais: o Enem conectado e o Enem conectado power, uma parceria com o Sesi para um curso intensivo dado mês passado. Até dia 1º, foram retransmitidas ainda na Rede Minas as aulas com os conteúdos mais importantes do Enem.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)