(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas QUALIDADE DO ENSINO

Nove cursos da UFSJ conquistam conceitos máximos no Enade

No Campus Sete Lagoas o curso de Engenharia Florestal foi avaliado pela primeira vez e levou a nota máxima, tornando-se um dos quatro cursos federais com conceito 5 no país


23/10/2020 10:22 - atualizado 23/10/2020 11:15

Nove dos 14 cursos avaliados pelo Enade em 2019 conseguiram os conceitos máximos(foto: UFSJ/Divulgação)
Nove dos 14 cursos avaliados pelo Enade em 2019 conseguiram os conceitos máximos (foto: UFSJ/Divulgação)
Os resultados do último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), divulgados na última quarta-feira (20) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foram positivos para a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Dos 14 cursos avaliados, nove conseguiram pontuar entre 4 e 5, os conceitos máximos. Medicina-CDB, Arquitetura, Farmácia e Engenharia Florestal receberam nota 5. Engenharia de Produção, Enfermagem, Medicina-CCO, Engenharia Civil e Engenharia Agronômica chegaram à nota 4. O conceito Enade, calculado com base no procedimento estatístico de afastamento padronizado, varia de 1 a 5 e, à medida que esses valores aumentam, melhor é o desempenho no Exame.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, Elisa Tuler, vê os resultados conquistados pela UFSJ como reforço da superioridade das instituições públicas em relação às particulares. “A comparação com outras instituições de ensino envolve diversos fatores, mas é muito satisfatório perceber que continuamos na dianteira da produção científica e da formação acadêmica”, sustenta.

A comunidade acadêmica do Campus Sete Lagoas, sede dos cursos de Engenharia Florestal e Engenharia Agronômica, está em ampla comemoração. Isso porque, a Engenharia Florestal, avaliada pela primeira vez, entra no time das únicas quatro federais do Brasil que oferecem o curso a conquistar nota 5.

Esse sucesso, de acordo com a coordenadora Mayra Marques, é resultado do empenho dos alunos, alimentada pela competência do corpo docente e técnico dos três departamentos que atendem ao curso: Ciências Exatas e Biológicas, Ciências Agrárias e Engenharia Florestal.

“Temos percebido que, desde o estágio até o primeiro emprego, nossos alunos se destacam pela competência e comprometimento, refletindo o amadurecimento pessoal e profissional durante a vida acadêmica, aliado à identificação com o curso (sim, é apaixonante) e constante atualização dos professores com as tendências do mercado de trabalho”, declara.

O professor Cláudio Manoel Teixeira, coordenador da Engenharia Agronômica, faz coro às análises de Mayra, e espera que na próxima edição do Exame o curso de Agronômica atinja também o conceito 5. Em 2019, a nota não foi conseguida por um triz: apenas um décimo.

A nota de corte para o conceito 5 é 3,95, e a Agronômica alcançou 3,94. “Conscientizamos os alunos da importância de se preparem com seriedade para o Enade, no sentido de agregarem à sua formação um curso bem-conceituado nacionalmente”, afirma.

As graduações em Medicina mantiveram o grau de excelência. Todos os concluintes do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (53 alunos) e do Campus Dom Bosco (26) fizeram as provas. Em Divinópolis, a Medicina teve desempenho equivalente ao anterior, consolidando-se, na opinião do coordenador Gustavo Rocha, como um dos melhores cursos de Minas Gerais e do Brasil. 

“Além disso, é importante ressaltar que, dentre os cursos mais bem avaliados no estado, grande parte são cursos novos, com currículo inovador, que prioriza a inclusão em atividades práticas de Atenção Primária à Saúde. Acredito ser esse também o grande diferencial dos cursos de Medicina da UFSJ”, salienta.

O exame

O Enade 2019 avaliou mais de 8.300 cursos de graduação no país, nas áreas de Ciências da Saúde, Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, além de cursos superiores de tecnologia em ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais e segurança.

Seguindo a tendência verificada desde que o Enade foi implantado, em 2004, as instituições de ensino superior públicas mantêm a dianteira na avaliação dos alunos concluintes nas áreas priorizadas a cada edição do Exame. Dos 510 cursos que obtiveram nota máxima (conceitos 4 e 5), 82% são oferecidos por universidades públicas: federais (67%), estaduais (14,5%) e municipais (0,5%).

Um destaque no relatório do Enade 2019 é a comparação das médias das graduações da UFSJ com as nacionais. O levantamento considera os cursos oferecidos no município sede, em três frentes: média geral nas provas, na formação geral e no conhecimento específico. Todos os seis cursos de São João del-Rei superaram as médias do país nesse recorte.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)