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Estado de Minas Qualidade de ensino

UFMG é destaque no Enade

A UFMG teve o total de 23 cursos avaliados no Enade e alcançou nota máxima em 19 deles


21/10/2020 06:00 - atualizado 21/10/2020 12:27

Reitoria da UFMG: avaliação do Inep concedeu notas máximas a 19 cursos da instituição, dos quais medicina-veterinária foi o carro-chefe (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press. Brasil - 9/10/19 )
Reitoria da UFMG: avaliação do Inep concedeu notas máximas a 19 cursos da instituição, dos quais medicina-veterinária foi o carro-chefe (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press. Brasil - 9/10/19 )


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC), divulgou ontem o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) referente ao ano de 2019. Das 6.660 graduações que foram avaliadas, 342 que obtiveram nota máxima são de universidades federais, dentre elas a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

A UFMG teve o total de 23 cursos avaliados no Enade e alcançou nota máxima em 19 deles. Dessa forma, a universidade está sendo nacionalmente reconhecida entre as outras federais que alcançaram notas consideráveis. O Enade avaliou 29 graduações nas provas realizadas no ano passado, porém a UFMG só oferecia 23 em seu currículo. O método de análise baseia-se em grupos de cursos, com substituição deles a cada três anos.  

O curso que conquistou a melhor avaliação foi o de medicina-veterinária, com nota cinco. Em segundo lugar, está odontologia, com mesma classificação, e, em terceiro, medicina, também com idêntica pontuação. A menor nota foi dada ao curso de engenharia de alimentos (3) e os demais cursos se mantiveram na média. 

Os resultados divulgados pelo Enade  mostraram melhor desempenho  dos alunos de universidades públicas matriculados em cursos presenciais comparado aos alunos de instituições privadas matriculados no ensino à distância (EAD). 

Ao todo, 27% dos cursos presenciais atingiram notas 5 ou 4, diferentemente dos cursos a distância, quando o mesmo indicador aponta amostra de 16,7%. Outro fator é que 51,3% dos cursos EAD tiveram os conceitos 1 e 2, que representam insatisfação dos estudantes. Nos cursos presenciais, o percentual é de 35%. 

Os alunos de instituições públicas federais tiveram o melhor desempenho com 70,1% dos cursos avaliados alcançando notas altas. As instituições estaduais ocupam o segundo lugar com 61,1%, seguidas das universidades privadas com fins lucrativos e sem fins lucrativos. 

* Estagiário sob a supervisão da subeditora Marta Vieira


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