(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas AVALIAÇÃO

Enade: universidades públicas e cursos presenciais têm nota mais alta

MEC divulgou nesta terça-feira resultados do Enade 2019; exame busca medir aprendizado dos alunos que estão se formando em curso de nível superior


20/10/2020 10:18 - atualizado 20/10/2020 10:27

Aula de engenharia na Universidade de São Paulo: desempenho de estudantes de instituições públicas no Enade 2019 foi melhor que o de alunos das particulares(foto: Breno Fortes/CB/D.A Press)
Aula de engenharia na Universidade de São Paulo: desempenho de estudantes de instituições públicas no Enade 2019 foi melhor que o de alunos das particulares (foto: Breno Fortes/CB/D.A Press)
Os resultados do último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2019), divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta terça-feira (20/10), mostram um desempenho superior dos alunos de universidades públicas e que fazem cursos presenciais em comparação ao de estudantes de instituições privadas e que estão matriculados no ensino a distância (EAD).

Quando os cursos avaliados são comparados quanto à modalidade de ensino, nota-se um desempenho superior dos estudantes que têm aulas presenciais. Enquanto 27% dos cursos presenciais tiveram os conceitos 5 ou 4, os mais altos, entre os cursos a distância, esse índice cai para 16,7%.

Outro dado que chama a atenção é o de que mais da metade dos cursos de EAD (51,3%) tiveram os conceitos 1 e 2, que representam conhecimento insatisfatório por parte dos alunos. Nos cursos presenciais, esse índice é de 35%.

Já o recorte que leva em conta o tipo de instituição mostra melhor desempenho dos alunos de instituições públicas. Dos cursos das federais avaliados, 70,1% tiveram conceitos 5 ou 4, os mais altos. Já entre as instituições estaduais, esse índice é de 61,1%. Nas privadas com fins lucrativos e sem fins lucrativos, as taxas são, respectivamente, 12,4% e 18% dos cursos com conceito 5 ou 4.

Além disso, 48% dos cursos de instituições privadas com fins lucrativos e 37,9% das particulares sem fins lucrativos obtiveram conceitos 1 ou 2. Em Brasília, todos os cursos com conceito 5 são oferecidos por instituições públicas.

O Enade é um dos processos avaliativos que integram o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e busca aferir o desempenho dos estudantes em relação a conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. O exame, sozinho, não consegue aferir a qualidade de um curso, uma vez que o estudante pode entregar a prova em branco sem nenhum prejuízo para ele, o que pode gerar distorções nos dados.

29 cursos avaliados em 2019

Cada área é avaliada a cada três anos. Em 2019, fizeram a prova os alunos que concluíam o bacharelado em engenharia, arquitetura e urbanismo, ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins, além daqueles de cursos superiores de tecnologia das áreas de ambiente e sáude, produção alimentícia, recursos naturais, militar e segurança. Isso corresponde a 23 cursos de bacharelado e seis de tecnologia (veja lista abaixo).

A prova do Enade é composto de 40 questões, sendo 10 de formação geral (que aferem aspectos da formação profissional) e 30 de componente específico (com perguntas específicas sobre o curso no qual o aluno está se formando). Esse teste permite que o MEC produza dois indicadores de qualidade: o Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD).

O Conceito Enade é calculado a partir do desempenho dos alunos na prova. Já o IDD leva em conta também o desempenho do aluno no Exame nacional do Ensino Médio (Enem), para medir o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes.

Cursos avaliados no Enade 2019:
Bacharelado

- Agronomia
- Arquitetura e urbanismo
- Biomedicina
- Educação física
- Enfermagem
- Engenharia ambiental
- Engenharia civil
- Engenharia de alimentos
- Engenharia de computação
- Engenharia de controle e automação
- Engenharia de produção
- Engenharia elétrica
- Engenharia florestal
- Engenharia mecânica
- Engenharia química
- Farmácia
- Fisioterapia
- Fonoaudiologia
- Medicina
- Medicina veterinária

Superiores de tecnologia

- Tecnologia em agronegócio
- Tecnologia em estética e cosmética
- Tecnologia em gestão ambiental
- Tecnologia em gestão hospitalar
- Tecnologia em radiologia
- Tecnologia em segurança do trabalho


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)