(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Maioria das redações nota mil no Enem 2019 são de Minas e escritas por mulheres

Em todo país, 53 participantes entre 16 e 28 anos conquistaram nota máxima ao dissertar sobre a 'Democratização do acesso ao cinema no Brasil'


postado em 17/01/2020 15:03 / atualizado em 17/01/2020 23:24

Mulheres são maioria em nota máxima no Enem 2019(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A. Press)
Mulheres são maioria em nota máxima no Enem 2019 (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A. Press)
 
O tão esperado resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foi divulgado nesta sexta-feira e deixou Minas Gerais com motivos para comemorar. Isto porque, dos 53 participantes que obtiveram nota máxima na prova de redação, 13 deles são mineiros. E por falar em maior parte, elas são a maioria. As mulheres conquistaram a prova de redação e, só em Minas Gerais, foram 11. A maioria dos autores em todo país também é composta pelo sexo feminino (32).

O tema da edição 2019 foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. O texto deveria ser do tipo dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, desenvolvido a partir da situação-problema proposta e de subsídios oferecidos pelos textos motivadores.

A professora de linguagens e coordenadora de redação do Colégio Chromos Janiny Nominato ficou feliz em ver o estado em evidência. “O resultado de Minas Gerais foi o que chamou atenção por ter notas mil em maioria e mulheres na frente”, disse.

O resultado da prova de textos é um contraponto à queda do resultado na média geral das provas este ano. Em 2018, as notas médias haviam crescido em quase todas as áreas de conhecimento. Agora, no Enem 2019, as notas médias caíram em todas elas – com exceção à redação.

(foto: Arte: Paulo Miranda/EM/D.A Press)
(foto: Arte: Paulo Miranda/EM/D.A Press)


“Num geral, foi uma prova tranquila, principalmente para quem estava preparado e por dentro das atualidades”, analisou a professora. “A nota média em Linguagens não teve muita variação, mas geralmente é mais baixa mesmo. Infelizmente é uma realidade no nosso país”, acrescentou.

Dedicação dos alunos

Acima da média nacional, Laura Jardim Nunes, de 18 anos, comemorou quando viu o resultado na tarde de ontem. “Foi um sonho, eu nunca esperava que conseguiria. A ficha não caiu ainda”, disse a estudante do Colégio Magnum Agostiniano sobre sua nota 980 na redação. A média da jovem ficou em 758,7, e acredita que a dedicação nos estudos durante o ano passado podem levá-la para a fisioterapia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Laura Jardim Nunes, de 18 anos, conquistou 980 na nota da redação do Enem(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A. Press)
Laura Jardim Nunes, de 18 anos, conquistou 980 na nota da redação do Enem (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A. Press)

“Estou feliz e acho que vai dar certo. Escolhi um curso que junta o que eu gosto que é esporte e saúde”, disse Laura, que ainda comemorou o resultado feminino na prova deste ano. “Vejo como um símbolo da grandeza feminina. A sociedade sempre nos reduz mas os números mostram nossa dedicação e inteligência. Torço por mais mulheres na faculdade”, vibrou.

A comemoração também ocorreu na casa do estudante Arthur Oliveira, de 17, também do Magnum, que pretende fazer dois cursos. Já matriculado em relações internacionais na PUC, o estudante ficou com 920 na redação e 776,44 na média geral, uma nota que pode levá-lo ao curso de direito na Federal.

“Estou com as expectativas positivas. Ano passado a nota de corte foi 772. Esse ano estou esperando uma nota de corte menor”, disse Arthur, que ainda lembrou de sua preparação para a redação. “Acho que fui bem porque durante o ano já tinha testado o tema de acesso à cultura. No Enem teve recorte para o cinema, que é muito importante porque cinema é cultura e conhecimento”, contou o estudante.

Resultado nacional

As notas individuais do exame foram disponibilizadas nesta sexta-feira no portal do Enem. Além de conferir a nota final na página, os participantes terão acesso ao seu número de inscrição, que é imprescindível, por exemplo, para realizar a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e no Programa Universidade para Todos (ProUni).

A nota média das redações ficou em 592,9. De acordo com o MEC, 143.736 zeraram a avaliação por conter menos de sete linhas e/ou reproduzir integralmente trechos dos textos motivadores e de itens do Caderno de Questões.

As redações com nota máxima são de estados do Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. O Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte vem abaixo de Minas Gerais com empate no placar:
  • Minas Gerais: 13
  • Rio Grande do Norte: 6
  • Rio de Janeiro: 6
  • Goiás: 4
  • São Paulo: 4
  • Distrito Federal: 2
  • Pará: 2 
  • Piauí: 2
  • Alagoas: 1
  • Bahia: 1
  • Ceará: 1
  • Maranhão: 1
  • Mato Grosso do Sul: 1
  • Paraíba: 1
  • Pernambuco: 1

 
(foto: Arte: Paulo Miranda/EM/D.A Press)
(foto: Arte: Paulo Miranda/EM/D.A Press)
 
 Também foram anunciadas as médias gerais de desempenho nas quatro áreas de conhecimento exigidas na prova:
  • Matemática e suas tecnologias: 523,1 pontos
  • Linguagens, códigos e suas tecnologias: 520,9
  • Ciências Humanas e suas tecnologias: 508
  • Ciências da Natureza: 477,8
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. Realizado anualmente pelo Inep, desde 1998, o Enem colabora para o acesso à educação superior – por meio do Sisu, do ProUni e de convênios com instituições portuguesas – e a programas de financiamento e apoio estudantil, como o Fies. Os resultados também contribuem para o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.

*Estagiária sob supervisão do subeditor Rafael Alves


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)