Imagem de uma xícara de café e grãos em um pote

Na foto, uma xícara do café vencedor, produzido em uma fazenda de Manhuaçu, na Zona da Mata Mineira

Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press
Os produtores vencedores da 19ª edição do Concurso Estadual de Qualidade de Cafés de Minas Gerais participaram de um evento nesta segunda-feira (2/10) para promover a bebida feita no estado. Foram contempladas quatro regiões produtoras do café em Minas - Matas de Minas, Cerrado Mineiro, Sul de Minas e Chapada de Minas.

Ercilei José de Oliveira, de 41 anos, foi o grande vencedor da edição do prêmio em 2022. O café é produzido no Sítio Pedro Varinha, propriedade que leva o nome de seu pai, localizado em Manhuaçu, na Zona da Mata Mineira. Ele conta a importância de ganhar essa honraria. 

"Foi uma coisa muito gratificante. A gente fica feliz demais com isso [prêmio], porque a gente sempre trabalhou para isso, sempre buscou ter o reconhecimento do nosso café, a valorização. Então, chegar a isso é emocionante. A gente fica feliz demais", disse.

Na imagem, um homem segurando um pote com grãos de café

Segurando um pote com grãos do grande campeão, Ercilei (de camisa branca), mostra o orgulho de ter sido premiado

Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press


Ercilei conta orgulhoso que foram 16 mil xícaras de diferentes tipos de café provados no concurso até chegar no café que ele produz no interior de Minas. O produtor fala sobre a sensação de ser o grande campeão.

"Não tem nada que pague, não. É o trabalho de uma vida, é o trabalho de todo o ano, para acertar a mão, porque você depende de muitos fatores, da natureza, tem que ter sorte também. É muita dedicação envolvida para chegar a esse resultado", destacou.

Apoio da Emater-MG

O Diretor Técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Gelson Soares, explicou que o concurso tem por objetivo premiar os cafeicultores que trabalham a qualidade do café.

"Minas Gerais é o maior produtor de café do Brasil. Se a gente fosse um país, seríamos o maior produtor mundial de café. Só que a gente tem que vender os bons cafés. O nosso cliente tem que aprender a beber os bons cafés e temos que pegar esses cafés, e vender para o mundo todo", ressaltou.
E para aumentar essa qualidade, o diretor afirmou que a equipe técnica acompanha os cafeicultores em cada uma das etapas de produção. Quando eles enviam amostras dos cafés produzidos, a Emater-MG envia um parecer técnico indicando aperfeiçoamentos nos processos de produção.

Presença do governador

O evento também contou com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). O chefe do administrativo estadual pontuou a relevância do café como um produto muito identificado com a cultura mineira e a capacidade de movimentar a economia no estado.

"Acho que poucos produtos significam tanto para Minas quanto o café. Pela quantidade de empregos que gera, pelas exportações. E falou em Minas Gerais, parece que, automaticamente, já vem [à cabeça] café, queijo, cachaça e leite", afirmou.

Cafés campeões já podem ser vendidos

Os cafés campeões já podem ser comercializados para o público e são encontrados na rede de supermercados VerdeMar, que recebeu o evento dessa manhã. O sócio-diretor da rede, Alexandre Poni, falou sobre a venda desses produtos feitos em Minas Gerais.

"Em primeiro lugar, é orgulho. Poder comprar os melhores cafés de Minas Gerais, é um orgulho tê-los dentro do VerdeMar, de poder vender os cafés campeões. Isso é orgulho pra gente", finalizou.