O projeto foi apresentado a empresários do setor na noite dessa quarta-feira (2/8)

O projeto foi apresentado a empresários do setor na noite dessa quarta-feira (2/8)

Fabrício Salvino
Conhecida como polo da moda, Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas Gerais, perdeu mercado ao longo das últimas décadas. Um projeto denominado "Reposicionamento Estratégico da Confecção", lançado na noite dessa quarta-feira (2/8), mostrou que a cidade representa apenas 2,6% da venda do varejo do estado.
 
O trabalho iniciado no segundo semestre do ano passado identificou informações estratégias para o setor, como potencialidades e fragilidades. O levantamento foi realizado pelo Sebrae em parceria com o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Divinópolis (Sinvesd).

Na primeira etapa, foram feitas visitas às empresas para análise da realidade do setor na região. Também foi realizado levantamento de informações com compradores e grandes redes varejistas.
 

A partir do diagnóstico, foram definidas sete diretrizes para reposicionar a cidade e, desta forma, ampliar a cobertura.

1-    Distribuição Radial, que visa melhorar a cobertura no mercado Mineiro; 
2-    SIVESD como Hub de Inteligência de mercado; 
3-    Visitas técnicas em São Paulo e Goiana; 
4-    Estruturação do departamento de marketing e vendas; 
5-    Alinhamento da política de atacado e varejo; 
6-    Rodada de Negócios nas cidades polos;
7-    Ativar a comunicação com mercado e associados. 

O índice causou espanto entre os empresários do setor. Para o presidente do Sinvesd, Mauro Célio de Melo Junior, a posição atual da cidade é “inadmissível”. “Estamos aquém do que necessitamos para vender mais em Minas”, afirmou. Ele defende a união do setor. Para ele, as indústrias locais têm capacidade de dobrar o índice nos próximos anos e atingir cobertura de 20% em 10 anos.
 

O desafio será driblar os produtos chineses. “O Brasil passa por um momento em que estamos com concorrentes chineses, com impostos bem abaixo do que pagamos. Se a gente se unir e mostrar que temos uma roupa de qualidade, vamos aumentar nossas vendas”, analisou.
 
Colocando em prática as diretrizes, o gerente regional do Sebrae, Leonardo Mól, diz ser possível resgatar o polo da moda. “Esse é um projeto que resgata uma estratégia comercial do polo de confecção de Divinópolis, reforçando a imagem que somos produtores de um produto de excelência”, diz.
 
Na década de 1990, a cidade viveu o "boom" da confecção. Ganhou o primeiro shopping voltado para o segmento e era considerada um dos maiores centro de compras em Minas. Sem dados históricos, o levantamento não apontou uma causa específica para a perda do mercado mineiro. “Mas acredito que o sistema de distribuição mudou e o mercado migrou para outras regiões e agora precisamos mudar o modelo de negócio do polo”, avaliou Mól.


Planejamento


O reposicionamento do polo da confecção também impacta em outra frente, a do desenvolvimento econômico local. “Tendo um planejamento, o setor consegue direcionar o que mais estratégico pode ser feito e, assim, a gente consegue impulsionar mais o setor”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Ângelo Gonçalves.

Para estimular as vendas, a secretaria vai realizar entre os dias 7 e 11 de agosto a 1ª Semana da Moda. O foco é, exatamente, reposicionar o município na Região Centro-Oeste e no estado, atraindo compradores. O encerramento será com um desfile de marcas fundadas e estabelecidas em Divinópolis no estacionamento do Divishop.
 
*Amanda Quintiliano e Fabrício Salvino especial para o EM