Vista de um pátio de um shopping com pessoas caminhando e carregando sacolas de compra

O faturamento das pequenas e médias empresas online em todo Brasil chegou a R$ 194 milhões

Valter Campanato/Agência Brasil
Pequenas e médias empresas do varejo online de Minas Gerais faturaram R$ 19,4 milhões com as vendas do Dia dos Namorados, conforme levantamento feito pela Nuvemshop. De acordo com a pesquisa, o valor é 16% superior ao do ano passado, quando o faturamento foi de R$ 16,7 milhões. 

A análise foi feita com base nas vendas realizadas entre final de maio e início de junho de 2022 e 2023, a partir da base de lojistas brasileiros da Novemshop. Conforme o levantamento, Minas ficou em 2º lugar no ranking nacional de faturamentos. 

No período, mais de 240 mil produtos foram vendidos em Minas. O valor médio das compras foi de R$ 248,10. O mercado que mais vendeu foi o da moda, faturando R$ 10 milhões, seguido por saúde e beleza, que faturou R$ 920 mil. Na sequência, o setor de acessórios lucrou R$ 909,5 mil. 

Ainda segundo o levantamento, o faturamentoas pequenas e médias empresas online em todo Brasil chegou a R$ 194 milhões, número 20% superior ao ano passado - R$ 161,5 milhões.
 
 
Para Guilherme Arantes, especialista em e-commerce da Nuvemshop, as pequenas e médias empresas têm buscado oferecer uma melhor experiência online para os consumidores, a fim de se destacar frente aos grandes varejistas.

"Observamos que os empreendedores se desprenderam das campanhas tradicionais, que focam mais no apelo estético dos produtos, normalmente utilizando banners no site e conteúdo para as redes sociais focado em casais e no romantismo da data", afirmou. 

"Agora, observamos que os lojistas complementam esses conteúdos com outras ações efetivas, como sugestão de combos de produtos para presente, brindes, descontos, entrega rápida e embalagens chamativas. Assim, os empreendedores oferecem uma experiência de compra positiva desde o site até o 'unboxing' em casa", explica Arantes.