Cerveja Prussia com a lata preta e um fundo vermelho

Cerveja será uma Black IPA e promete ter forte sabor e aroma de lúpulo

Cervejaria Prussia/Reprodução
A cervejaria mineira Prussia vai lançar sua primeira cerveja feita com Inteligência Artificial (IA), na próxima terça-feira (7/3). A promessa da empresa é que a bebida Black IPA seja bem equilibrada, com um forte sabor e aroma de lúpulo, enquanto apresenta um baixo caráter de malte torrado, tendo um teor alcoólico de 6,5%.

Na produção foi usado o popular ChatGPT para criar uma receita da cerveja, no entanto, todo o processo foi acompanhado pelos mestres cervejeiros da Prussia, já que precisou sofrer alterações. Ajustes para adequar a proporção de grãos de malte e lúpulo para os parâmetros do equipamento na fábrica.

“A criação de uma receita de cerveja precisa levar em consideração também os equipamentos que estão disponíveis na cervejaria e qual é o resultado que consegue gerar em cada etapa do processo. O ChatGPT funciona muito bem para criar os parâmetros básicos da receita, como ABV, IBU, extrato final, escolhas de maltes etc”, explicam os cervejeiros Maycon e Sildênio.
 
 
Ao fazer o pedido ao ChatGPT, por exemplo, os cervejeiros queriam uma cerveja com menos sabor de malte torrado. Então, a Inteligência Artificial (IA) sugeriu uma troca de maltes, de forma que a bebida deixaria de ser uma cerveja preta. O ajuste teve que ser feito na fábrica.

A cerveja será lançada oficialmente na segunda-feira (6/3) para os inscritos no site da Prussia. No dia seguinte ela chega para o público geral, que poderá enfim degustar a inovação.