Imagem meramente ilustrativa da fachada de uma fábrica da Heineken

Próxima de iniciar a sua construção em Passos, Cervejaria Heineken sugeriu ações socioambientais

HKN/Divulgação
A Cervejaria Heineken, a Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Semad-MG) e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) assinaram, nesta quinta-feira (02/03), em Belo Horizonte, um acordo de proteção do ecossistema, em Passos, Sudoeste Mineiro, onde a empresa iniciará as atividades em 2025.  

Próximo de dar início às obras da sua nova cervejaria, o Grupo Heineken anunciou novas ações que complementam os compromissos já assumidos anteriormente pela preservação do meio ambiente e da comunidade local.

Entre as iniciativas, está uma parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica para desenvolvimento de um programa permanente de recuperação e conservação florestal de áreas com função hídrica – preferencialmente em parques e reservas da região – por meio do fomento de viveiros para produção de mudas nativas. O trabalho também será fortalecido com o incentivo de iniciativas e organizações locais.

A empresa também passará a fazer parte do Programa Produtor de Águas da Agência Nacional de Águas (ANA), apoiando o Projeto Bocaina de Pagamento por Serviços Ambientais, que visa apoiar propriedades rurais localizadas na bacia que abastece a população da cidade.
  • Heineken em Passos: arrecadação de receitas deve aumentar 15 vezes
O acordo prevê três frentes de atuação: conservação e recuperação da cobertura vegetal natural; conservação do solo e da água; e saneamento ambiental rural. A iniciativa gera renda para os pequenos agricultores mediante o Pagamento por Serviços Ambientais.

Todas as ações socioambientais foram sugeridas de forma voluntária pela cervejaria. “Esse é mais um passo em direção à construção dessa que será a nossa cervejaria mais sustentável no Brasil até aqui. Os compromissos assumidos estão alinhados entre as partes envolvidas com o objetivo único de proteger o meio ambiente e desenvolver a região”, afirma Mauro Homem, vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativas da Heineken.

Em Passos, a cervejaria empregará 350 pessoas diretamente, além de gerar aproximadamente 11 mil empregos indiretos, e produzirá as marcas puro malte como Heineken e Amstel.

Segundo a empresa, o terreno, próximo a São João Batista do Glória, foi escolhido a partir de critérios fundamentais, como disponibilidade hídrica, desenvolvimento socioeconômico local – respeitando o patrimônio histórico e cultural local e priorizando o distanciamento de unidades de conservação ambiental -, além de facilidade logística.

empresa já tem a licença ambiental aprovada pelo Copam (Conselho Estadual de Política Ambiental), órgão colegiado, normativo, consultivo e deliberativo, subordinado à Semad-MG.