(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas IMPOSTO DE RENDA

Receita Federal paga hoje (29) restituição do 3º lote do Imposto de Renda

Pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração do IR, de forma direta ou por indicação de chave Pix


29/07/2022 08:39 - atualizado 29/07/2022 08:49

Mãos seguram celular com logomarca da Receita federal
O pagamento da restituição varia de acordo com a data de entrega da declaração do IR, ou seja, quem declarou antes, recebe a restituição primeiro (foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Receita Federal começa nesta sexta-feira (29/07) a pagar a restituição do 3º lote do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2022. Ao todo, R$ 6,3 bilhões serão pagos para 5,24 milhões de contribuintes.

 

Desse total, são 5.134.337%u202Fde contribuintes não prioritários que entregaram declarações de exercícios anteriores até 3 de maio deste ano. O restante tem prioridade legal, sendo 9.461 idosos acima de 80 anos; 62.969%u202Fentre 60 e 79%u202Fanos; 6.361%u202Fcontribuintes%u202Fcom alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 29.540 cuja maior fonte de renda é o magistério.

 

A restituição será paga diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX. O pagamento da restituição varia de acordo com a data de entrega da declaração do IR. Ou seja, quem declarou antes, recebe a restituição primeiro.

 

Caso o contribuinte tenha entregado a declaração até 3 de maio e não receba a restituição, deverá verificar se entrou na malha fina.

 

Para consultar, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet. Basta clicar no campo ‘Meu Imposto de Renda’ e, em seguida, ‘Consultar Restituição’. 

 

A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.

 

Quem não está na lista ou caiu na malha fina pode consultar o extrato da declaração para verificar eventuais pendências na página do Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC). Ainda é possível fazer a correção de eventuais erros encontrados.

 

Próximos lotes

 

O próximo depósito da restituição do Imposto de Renda está marcado para o dia 31 de agosto. Ao todo, são cinco lotes de pagamentos. O 5º e último lote deve ser pago no dia 30 de setembro. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)