(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ÚLTIMAS HORAS

Termina hoje prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda

O contribuinte tem até 23h59 para enviar seus dados e evitar multa que pode chegar a 20% do imposto devido


31/05/2022 10:31 - atualizado 31/05/2022 14:02

imposto renda
Quem não entregar a declaração até o final do dia estará sujeito a multa, juros e correção (foto: Agência Brasil)
O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda termina às 23h59 minutos desta terça-feira (31). Quem ainda não enviou deve se apressar porque o site costuma ficar congestionado quando se aproxima do horário final.

O valor mínimo da multa para quem não entregar é de R$165,74 e de 1% ao mês, sobre o valor do imposto  devido, pode chegar até 20% do valor a ser pago. Ela é gerada no momento da entrega da declaração e a notificação de lançamento fica junto com o recibo de entrega e o contribuinte terá 30 (trinta) dias para pagar a multa. Após este prazo, começam a correr juros de mora (taxa Selic). 
 

A Receita Federal informou que até às 11 horas desta terça-feira (31/5) foram entregues 33.557.430 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022, ano-calendário 2021. A expectativa é de que 34.100.000 declarações sejam enviadas até hoje, quando termina o prazo. 
 
Mensalmente a Receita Federal recebe da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) recursos para pagar as restituições e cria lotes bancários.  A ordem de prioridade para recebimento de restituição do IRPF é de Idosos, com prioridade dentre esses para os maiores de 80 anos, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério e depois os demais contribuintes. Havendo empate nos critérios, quem entregou primeiro tem prioridade. 
    
Na tarde desta terça-feira (31), a Receita Federal fará uma coletiva à imprensa para apresnetar um balanço sobre a entrega das declarações 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)