(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas REFORÇA O SISTEMA IMUNOLÓGICO

Terapêutico, mel de aroeira do Norte de MG ganha reconhecimento

Produto de ações antioxidante, anti-inflamatória e antimicrobiana reconhecidas conquistou o registro de Indicação Geográfica


02/02/2022 17:27 - atualizado 02/02/2022 19:15

Produção anual do mel de aroeira
Ganhou Indicação Geográfica (foto: MAPA/Reprodução)
Típico do Norte de Minas, o mel de aroeira está famoso. O produto recebeu o registro de Indicação Geográfica (IG), na espécie Denominação de Origem, conforme publicado na edição 2665 da revista do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

O produto possui características únicas e terapêuticas, com ações antioxidante, anti-inflamatória e antimicrobiana, que fortalecem o sistema imunológico. A produção anual média deste mel gira em torno de 450 toneladas por dia.
 
Para obter este reconhecimento, o produto teve levado em conta as características exclusivas da localidade, inclusive os fatores naturais e humanos que o tornam diferenciado.

De cor escura, o que até reduzia o seu valor comercial, o mel de aroeira é produzido com floradas exclusivas da planta Myracrodruon urundeuva, vegetação predominante em regiões de mata seca, caracterizadas pelo clima árido e precipitação anual baixa, além de solos com baixa acidez e altas quantidades de cálcio. 
 
Embalagem do Mel da Região Norte de Minas
Substância terapêutica (foto: MAPA/Reprodução)
 
 
“Esse é o diferencial do nosso mel. Esperamos que com a IG possamos vender o nosso mel com agregação de valor, desenvolver produtos e serviços com aroeria. Desenvolver turismo, remédios naturais e comercializar nossos produtos no mundo. Com isso, podemos preservar a aroeria e manter os apicultores e agricultores familiares no campo”, explica o presidente da Cooperativa dos Apicultores e Agricultores Familiares do Norte de Minas (Coopemapi), Luciano Fernandes, ao citar estudos da Fundação Ezequiel Dias e do Instituto Mineiro de Agropecuária.
 
O registro de IG, segundo a coordenadora de Indicação Geográfica de Produtos Agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Débora Santiago, reforça a qualidade do produto e traz reconhecimento pelo mercado e pelos consumidores.
 
“A partir desse momento, os produtores que seguirem as regras da indicação geográfica Norte de Minas podem optar por usar também o Selo Brasileiro da Denominação de Origem no rótulo dos seus produtos, junto com o nome da IG. Os Selos Brasileiros foram instituídos no final do último ano e a gente espera ter valorização, inclusive promoção internacional dos produtos, agregando valor e gerando renda, além de outros benefícios para a região'', declara.
 
*Estagiária sob supervisão do subeditor João Renato Faria 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)