(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SUSPEITA DE DOENÇA EM BOVINO

Vaca louca: Secretaria de Agricultura de MG aguarda resultado da análise

A previsão é que a investigação deste caso seja concluído até no fim de semana


03/09/2021 13:21 - atualizado 03/09/2021 13:50

Ministério da Agricultura investiga caso da suspeita de 'vaca louca' em propriedade de Minas
Ministério da Agricultura investiga caso da suspeita de 'vaca louca' em propriedade de Minas (foto: (Pixabay/Reprodução))
Nesta sexta-feira (3/9) continua a ser investigado o caso da  suspeita de “vaca louca” em um frigorífico em Belo Horizonte , que foi divulgado pelo portal UOL na quarta-feira (1º/9). O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) aguarda os resultados das análises dos materiais coletados no animal.
 
Em entrevista ao Estado de Minas , o superintendente técnico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), Altino Rodrigues Neto, disse que  a federação está acompanhando atentamente o desenrolar da suspeita. "De maneira geral, podemos dizer que, de acordo com o histórico de tudo que já aconteceu anteriormente e pelos protocolos sanitários que são rigorosos no controle da alimentação destes animais, se os resultados das análises derem positivo, a expectativa é muito favorável, pois pode ser um caso atípico, e a carcaça do animal não foi comercializada”, explica.
 
O superintendente conta que foi provado que a alimentação deste bovino era apenas de ração e não havia nenhuma proteína animal misturada. "A doença pode ocorrer com a ingestão de proteína animal na alimentação dele. No momento da confirmação da suspeita, a propriedade onde o animal estava foi interditada, e a carcaça isolada." 
 
O governador de Minas, Romeu Zema, disse que a Secretaria de Agricultura está trabalhando em conjunto com o Ministério de Agricultura e, assim que surgiu a suspeita e foi confirmado, a fazenda foi isolada. "Isso tem alguns dias, fiquei sabendo posteriormente, mas todas as medidas estão sendo tomadas para que esse caso não se propague”, explica. 
 

Nota da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) 

 
"Como membro da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), o Brasil adota os procedimentos de vigilância, investigação e notificações recomendadas pela instituição. Casos em investigação são corriqueiros dentro dos procedimentos de vigilância estabelecidos e medidas preventivas são adotadas imediatamente para garantir o controle sanitário. Uma vez concluído o processo em investigação, os resultados serão informados.
 
O Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA, autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e órgão responsável pela defesa sanitária animal no Estado, colabora com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento nestas investigações, sempre que solicitado, atuando para a garantia da segurança e qualidade da produção mineira e prestará informações adicionais tão logo obtidos os resultados dos exames."
 
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)