(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas AUMENTO BARRADO

Uberaba só vai reajustar taxa de iluminação pública após troca de lâmpadas

Apesar do reajuste de 28,9% estar autorizado por contrato, prefeitura garante que novo valor será discutido só quando a empresa colocar lâmpadas novas


12/07/2021 16:12 - atualizado 12/07/2021 16:26

Taxa de iluminação só será reajustada quando a troca de lâmpadas for concluída(foto: André Santos/Prefeitura de Uberaba)
Taxa de iluminação só será reajustada quando a troca de lâmpadas for concluída (foto: André Santos/Prefeitura de Uberaba)
Até o final do ano, a taxa de iluminação pública dos moradores de Uberaba não será reajustada. É o que garante a prefeitura da cidade do Triângulo Mineiro. Apesar de ser a época de definição dos novos valores previstos em contrato, a gestão municipal alega que só deve pensar no tema "no fim do ano". Esse é o prazo para que a Iluminação Pública S/A (Concip) substitua as lâmpadas dos postes da cidade toda por outras de LED.
 
O reajuste da taxa de iluminação, que segue o Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM), calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), deveria ser de 28,9%. Mas, segundo o chefe do Departamento de Iluminação da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras de Uberaba, Luiz Gustavo Nobis, o valor total não deve ser aplicado.
 
"Assim que a Concip terminar a substituição e instalação das lâmpadas de LED, os setores da Sesurb e da Secretaria da Fazenda farão estudos para chegar ao percentual a ser repassado ao consumidor", afirmou.
 

Antes, a economia com a troca 

 
A empresa trabalha em esquema de Parceria Público-Privada (PPP) com a administração municipal, e a troca das lâmpadas tem o objetivo de economizar energia e reduzir a tarifa. 
 
A prefeitura gastava, antes da modernização, cerca de R$ 14 milhões anuais com contas referentes à iluminação pública. Com a PPP, a redução prevista em contrato é de, no mínimo, 55% no consumo de energia. Mas a gestão municipal espera economizar 65% com a troca de toda a rede da cidade.
 
Por contrato, a Concip vai operar e manter o parque de iluminação pública funcionando durante os próximos 30 anos, com uma nova modernização prevista para ocorrer em 2031 e em 2043.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)