Publicidade

Estado de Minas ECONOMIA

Guedes diz preferir privatização clássica da Eletrobras, mas que entende cenário


23/06/2021 14:53

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que preferia uma "privatização clássica" da Eletrobras, com a venda pelo preço mais alto e uso dos recursos nas necessidades do país, mas que, diante das disputas políticas em torno da medida provisória que permitiu a concessão da estatal à iniciativa privada, é "compreensível" que isso não tenha ocorrido. "Não vamos chorar muito pela Eletrobras porque a meta de liberalização de energia continua", afirmou, em evento da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) em que representantes da indústria reclamaram que a aprovação do projeto pode aumentar o preço da energia para o setor.

De acordo com o ministro, os "jabutis maiores" foram abatidos de projeto da Eletrobras e sobraram apenas alguns que vão "evaporar por serem menos eficientes".

Jabuti é o termo utilizado para designar assuntos que são incluídos em projetos na tramitação no Congresso e não são relacionados ao tema central.

"A equipe econômica tomou cuidado de não ser arrastada para uma situação desfavorável para indústria brasileira", garantiu o ministro.

Guedes comentou a inclusão na medida da obrigação da contratação de 8 mil MW de termelétricas a gás, mesmo em locais sem o insumo, o que pode onerar a tarifa de energia elétrica. "Prometemos comprar energia de termelétricas a menos da metade do preço atual. Parece subsídio, mas é uma promessa de comprar pela metade do preço", afirmou.

Guedes disse ainda ser "perfeitamente cabível" deslocar recursos para revitalização do São Francisco e disse que a medida - que atende pleito do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco - era "politicamente incontornável". "Estamos tomando cuidado para não ter choque de custo mesmo em meio a problemas hídricos", completou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade