Tem início nesta sexta-feira (18/06) a proibição temporária da venda de planos de saúde devido a reclamações relacionadas à cobertura assistencial. A medida faz parte do Monitoramento da Garantia de Atendimento realizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que acompanha regularmente o desempenho do setor e atua na proteção dos consumidores.
A ANS determinou a suspensão de oito planos de cinco operadoras em razão de reclamações feitas nos três primeiros meses do ano.
A agência decide pela proibição temporária quando constata que as operadoras descumpriram, regularmente, prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias ou negaram cobertura assistencial.
Nesses casos, são identificados os planos que concentram as reclamações de beneficiários e estes ficam vedados temporariamente de receber novos usuários. A cada trimestre, a lista de planos é reavaliada e as operadoras que deixarem de apresentar risco à assistência à saúde são liberadas para oferecer novas vendas, desde que esses planos não estejam com a suspensão por outros motivos.
De acordo com a ANS, ao todo, 35.080 beneficiários ficam protegidos com a medida, já que esses planos só poderão voltar a ser comercializados para novos clientes se as operadoras apresentarem melhora no resultado do monitoramento.
Além das suspensões, a agência também divulga a lista de planos liberados para receber novos beneficiários. Nesse período, 6 planos de 4 operadoras terão a venda liberada pelo Monitoramento da Garantia de Atendimento.
Resultados do Monitoramento da Garantia de Atendimento (1º trimestre):
- 8 planos com comercialização suspensa
- 6 planos com a comercialização liberada
- 35.080 beneficiários protegidos
- 20.468 Reclamações analisadas no período de 01/01/2021 a 31/03/2021
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*Estagiária sob supervisão