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Estado de Minas RECLAMAÇÕES

Começa nesta sexta-feira a suspensão de venda de oito planos de saúde

Nos três primeiros meses do ano, a ANS recebeu mais de 20 mil reclamações relacionadas à cobertura assistencial desses planos, que têm 35 mil beneficários


18/06/2021 14:59 - atualizado 18/06/2021 16:21

ANS suspendeu 8 planos de saúde de 5 operadoras por reclamações dos usuários (foto: Agência Brasil/reprodução )
ANS suspendeu 8 planos de saúde de 5 operadoras por reclamações dos usuários (foto: Agência Brasil/reprodução )
Tem início nesta sexta-feira (18/06) a proibição temporária da venda de planos de saúde devido a reclamações relacionadas à cobertura assistencial. A medida faz parte do Monitoramento da Garantia de Atendimento realizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que acompanha regularmente o desempenho do setor e atua na proteção dos consumidores. 
 

A ANS determinou a suspensão de oito planos de cinco operadoras em razão de reclamações feitas nos três primeiros meses do ano. 
 
A agência decide pela proibição temporária quando constata que as operadoras descumpriram, regularmente, prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias ou negaram cobertura assistencial. 

Nesses casos, são identificados os planos que concentram as reclamações de beneficiários e estes ficam vedados temporariamente de receber novos usuários. A cada trimestre, a lista de planos é reavaliada e as operadoras que deixarem de apresentar risco à assistência à saúde são liberadas para oferecer novas vendas, desde que esses planos não estejam com a suspensão por outros motivos. 

De acordo com a ANS, ao todo, 35.080 beneficiários ficam protegidos com a medida, já que esses planos só poderão voltar a ser comercializados para novos clientes se as operadoras apresentarem melhora no resultado do monitoramento.  

Além das suspensões, a agência também divulga a lista de planos liberados para receber novos beneficiários. Nesse período, 6 planos de 4 operadoras terão a venda liberada pelo Monitoramento da Garantia de Atendimento.   

Resultados do Monitoramento da Garantia de Atendimento (1º trimestre):

  • 8 planos com comercialização suspensa 
  • 6 planos com a comercialização liberada  
  • 35.080 beneficiários protegidos 
  • 20.468 Reclamações analisadas no período de 01/01/2021 a 31/03/2021 

Confira aqui os resultados completos com as listas de planos e veja também informações sobre o seu plano de saúde.
 
*Estagiária sob supervisão  


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