Publicidade

Estado de Minas APOSENTADOS E PENSIONISTAS

INSS retomará bloqueio de pagamentos a quem não fizer prova de vida

A prova de vida volta a valer a partir de junho, e quem não atender à convocação terá o benefício bloqueado


13/05/2021 20:10 - atualizado 13/05/2021 20:11

A comprovação de vida pode ser feita por biometria facial, nos aplicativos Meu INSS e Meu gov.br e também nos bancos em que o aposentado ou pensionista recebe o benefício(foto: Marcello Casal Júnior/Agência Brasil)
A comprovação de vida pode ser feita por biometria facial, nos aplicativos Meu INSS e Meu gov.br e também nos bancos em que o aposentado ou pensionista recebe o benefício (foto: Marcello Casal Júnior/Agência Brasil)
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai retomar o bloqueio de benefícios de aposentados e pensionistas que não fizerem a chamada prova de vida. Os bloqueios estavam suspensos desde março de 2020 por conta da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (13/5), os bloqueios serão retomados a partir da competência de maio de 2021.

"A rotina citada abrangerá, na competência maio de 2021, os benefícios em que não houve a realização da comprovação de vida por nenhum canal disponibilizado para tal procedimento, sendo estes selecionados para integrar o primeiro lote do processo de comprovação de vida por biometria facial", afirma a portaria.

A comprovação de vida pode ser feita por biometria facial, nos aplicativos "Meu INSS" e "Meu gov.br" e também nos bancos em que o aposentado ou pensionista recebe o benefício.



A partir de junho, o bloqueio por falta de comprovação de vida será feito de forma escalonada, de acordo com o não-cumprimento dos prazos para a comprovação, que tem de ser feita anualmente.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade