O Dia das Mães deste ano será bem diferente que os anteriores. Afinal, com a pandemia do novo coronavírus, costumes, como o tradicional almoço em família, serão impactados, assim como a aquisição de presentes. É o que aponta uma pesquisa feita pelo Google, entre os dias 8 a 11 de abril, que indicou que apenas 32% dos brasileiros comprarão algo na data comemorativa.
A grande aposta do varejo em tempos de pandemia, sem dúvida, é nas vendas via internet. Dos 400 entrevistados, 37% deles planejam comprar presente pela web, enquanto 20% dizem que vão adquirir itens de pequenos comerciantes. Outros 20% apontam que os presentes ficarão para depois da quarentena. A decisão da escolha do presente, para 15% do público, ficará para as mães. Compras por antecedência é a melhor opção para 12% dos ouvidos, enquanto 7% vão escolher itens de revendedores e catálogos.
Para facilitar o processo de compra, 36% dos brasileiros planejam mudar o estilo do presente neste ano. Alguns, por exemplo, apostarão em itens mais fáceis de comprar on-line. Outros, em presentes que ajudem na quarentena, como por exemplo, utensílios domésticos.
A pandemia também afetará na comemoração de muitos brasileiros. Para 58% dos brasileiros, tradicionais costumes, como o almoço em família no Dia das Mães, devem ser deixados de lado. Mas, para 39% dos ouvidos, a refeição vai acontecer, porém, com menos pessoas.